RSS
 

PRIMEIRA INFÂNCIA

Benedicto Ismael C. Dutra
25/05/2014



Eu ainda não tinha ouvido falar da Org. Zero a Seis. Assisti uma palestra do prof. João Augusto Figueiró e vi a importância do trabalho que ele realiza. Dê uma olhada:

O Instituto Zero a Seis é uma organização apartidária, humanitária e sem fins lucrativos, formada por estudiosos, cientistas, pesquisadores e formadores de opinião que acreditam que criar um mundo melhor começa com a tarefa de criar melhor nossas crianças.

Avaliações científicas realizadas nos últimos cem anos e ratificadas nas últimas décadas pelas neurociências mostram que é do momento em que é concebido até os seis anos de idade que a criança desenvolve áreas nucleares do cérebro relacionadas às emoções, relações interpessoais, padrões de funcionamento, caráter, personalidade e aprendizagem.

Além disso, os efeitos da qualidade dos primeiros cuidados interferem nos processos perceptivos, no desenvolvimento de habilidades de leitura e têm implicações diretas na adequação das interações sociais e no aprendizado futuro. Há também evidências de que propostas e programas voltados para a promoção do desenvolvimento integral das crianças têm impacto na saúde, na qualidade de vida e nas perspectivas futuras delas, associando ainda à efetivação do estabelecimento social da cultura da paz e de formas não violentas de resolução de conflitos.

Os projetos do Zero a Seis estão focados fortemente na comunicação, com o intuito de promover mobilização social, visando mudança cultural, mudança de paradigmas e de valores, rumo aos fundamentos da cultura da paz, como proposta pela ONU e suas demais agências. Além de atuar junto a todas as esferas do governo brasileiro (federal, estadual e municipal) e trabalhar em redes nacionais e internacionais em sintonia com inúmeras entidades não governamentais, o ZAS tem colaborado para que empresas e empresários promovam iniciativas e negócios que ajudem a primeira infância no Brasil.

Organiza ainda ações voltadas diretamente ao público em geral, apresentando informações relevantes sobre educação e cuidados com as crianças até seis anos ressaltando o aprendizado social e emocional precoce como um dos principais fundamentos da construção de uma sociedade mais saudável, pacífica e cooperativa.


Fonte: zeroaseis.org.br



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


Joao Augusto Figueiro (figueiro@zeroaseis.org.br) comentou em 26/05/2014 - 09:05:39

Caro Benedito;

Muito grato por seu post. Sem duvida precisamos de toda e qualquer divulgação sobre o tema da primeira infância, uma faixa etária tão fundamental quanto negligenciada em quase todos os estratos sociais e áreas de poder. Eu acredito firmemente que as melhores soluções para estas questões virão da convergência do segundo com o terceiro setor. O primeiro pela inequívoca competência e experiências e o terceiro setor pela dedicação e domínio do conhecimento nesta área. Grato e vamos convergir esforços. Conte comigo.

Joao Figueiró.


Carla Correa (carla@zeroaseis.org.br) comentou em 26/05/2014 - 14:05:15

Agradecemos a importante divulgação do trabalho da nossa organização e convidamos todas as pessoas para curtirem nossa página no FACEBOOK: https://www.facebook.com/zeroaseis.org.br

E nosso perfil: https://www.facebook.com/zeroaseis.primeirainfancia?fref=ts onde é possível ver fotos dos nossos projetos e acompanhar postagens relacionadas a Primeira Infância.


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.