RSS
 

APRENDA COM QUEM SABE

Benedicto Ismael C. Dutra
16/05/2009



É sempre útil seguir as pegadas de quem abriu caminhos. Para que tenhamos meios para aproveitar o tempo com eficiência, todos nós precisamos saber mais e mais sobre tudo o que nos rodeia em nossa trajetória pela vida. Ficar estagnado é inaceitável, pois muitos autores dedicam o seu tempo no intuito de auxiliar aqueles que querem saber mais, basta se movimentar um pouco. César Romão também tem oferecido sua experiência aos que querem saber mais. Ele nos diz que:

"Quando precisarmos saber mais sobre algo, devemos nos acautelar com os aventureiros de plantão; muita gente ainda procura aprender com quem não sabe. Pior do que não ser é pensar que é. Ao procurar conhecer melhor um determinado assunto, assegure-se de estar buscando aprender com a pessoa certa, com o profissional certo e da maneira certa. Por exemplo: ninguém permitiria que um filho fosse operado por um médico que não tem diploma, somente por um com larga experiência no ofício.

    A referência ainda é um bom medidor de capacidade; se você quer ler sobre sucesso, leia os livros  de Og Mandino; se quer ler sobre como falar em público, leia os livros de Reinaldo Polito. Nós só aprendemos de verdade quando ouvimos quem realmente sabe. Boa parte das pessoas que muitas vezes nos aconselham fazer citações que nunca praticaram em sua vida e, além de não terem a mínima intenção de fazê-lo, lá no fundo não estão nem aí com nossos problemas.

    Um conselho vindo de uma pessoa capacitada é uma experiência vivenciada, por isso pode ser uma boa referência para refletirmos sobre como devemos proceder em relação aos nossos passos.

    Nunca devemos solicitar conselhos sobre felicidade a pessoas infelizes; tudo o que elas sabem é sobre infelicidade. Ninguém pode oferecer algo que não tem.

    No entanto, pensemos que a palavra de um pai, de uma mãe ou de um amigo do peito tem um poder especial; eis aí três pessoas que sabem ler seu coração. O universo também é assim: usa um pai, uma mãe ou um amigo como instrumento para transmitir algo positivo, somado ao amor e à experiência de vida que eles têm."
 
César Romão – Extraido de "Superdicas para motivar sua vida e vencer desafios" – Edit. Saraiva.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.