RSS
 

VIDA DE MOISÉS

Benedicto Ismael C. Dutra
02/01/2015



A vida de Moisés tem sido objeto de vários filmes, sendo Exodus: Deuses e Reis, de Ridley Scott a versão mais recente. O filme está recebendo fortes críticas por razões religiosas tanto de setores cristãos (a versão da história bíblica do diretor é notavelmente agnóstica e tem muitos desvios da história tradicional) quanto do mundo islâmico, onde incomodou especialmente a forma como Moisés é apresentado (que para os muçulmanos é um profeta). O filme teve proibida a sua exibição no Egito e no Marrocos.

O livro Vida de Moisés, narra aspectos fundamentais sobre a vida desse líder especial. Desde que Juricheo, a filha do faraó do Egito, encontrou Moisés em um cesto, nasceu na jovem uma forte vontade de proteger a criança. Por isso, ela lhe dispensou cuidados e educação com os melhores professores que observaram a inteligência fora do comum do jovem.

Já adulto, Moisés soube de sua origem israelita, passando, então, a sentir uma grande inquietação interior ao pensar em seu povo, subjugado e tratado de maneira injusta. Essa angústia durou até seu encontro com um soberano árabe. A partir disso, ele ganhou forças para ir em busca do sentido de sua vida.

Moisés descobriu, então, que ele fora o Escolhido para libertar o povo israelita da escravidão e trazer-lhe os Mandamentos de Deus, sendo estes, daí por diante, os objetivos que norteariam sua existência.

A Vida de Moisés apresenta o caminho percorrido pelo Escolhido , por desertos e vales férteis, na condução de seu povo. Sua força interior, alicerçada na fé e na busca da Verdade, foi o instrumento valioso que lhe permitiu executar a missão de que fora incumbido, a qual em tantas ocasiões exigiu a superação de grandes adversidades.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.