RSS
 

PRESSÁGIOS

Benedicto Ismael C. Dutra
03/08/2009



No filme Presságios, um professor, interpretado por Nicolas Cage, ao examinar o conteúdo de uma “cápsula do tempo” depositada pelos alunos de uma escola há 50 anos, descobre dentro dela as páginas que foram guardadas. Uma das folhas achadas está cheia de números – coordenadas e datas em que ocorreram mortes e desastres durante estes 50 anos. Tendo o professor identificado algumas tragédias antevistas no papel, que ainda não ocorreram na vida real, ele parte em missão voluntária para impedí-las, e também avisar a população para que se previna.
 
Inicialmente o filme mostra uma escola na década de 1950. Como exercício, as crianças deviam fazer desenhos sobre como imaginavam que seria a vida no futuro. Estes seriam guardados em uma espécie de cápsula do tempo, para serem abertos 50 anos mais tarde, em uma comemoração do colégio.
 
Ao contrário de seus colegas de classe, a jovem Lucinda Embry (Lara Robinson) preenche as folhas com números aparentemente desconexos. O fato de a menina ouvir vozes e ficar praticamente em transe enquanto anota os números, já anuncia que se trata de algo excepcional. Os dados numéricos indicam uma concentração de eventos catastróficos em nossa época, como terremotos, enchentes, incêndios, ataques terroristas, desastres, guerras.
 
Porém a mais grave previsão se refere ao Sol cujos prognósticos apontam para uma catástrofe solar sem precedentes. O fato é que, de uma forma dissimulada, o filme nos direciona para os problemas que estamos vivendo com as visíveis alterações climáticas em andamento. O que há de verdade nisso, só os cientistas e climatologistas, e os profetas, poderão nos dizer.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.