RSS
 

AUSTERIDADE FINANCEIRA

Benedicto Ismael C. Dutra
01/08/2015



Por que os países caem na austeridade repetidas vezes como é o caso do Brasil? Porque os governantes escolhem a via cômoda de obter empréstimos que são dissipados em obras de pouca utilidade, ou desviados, em vez de fortalecer o país a partir de seus recursos internos, promovendo emprego, circulação da renda, ampliação do mercado interno. Recentemente houve no país uma tentativa de melhorar o quadro no Brasil, mas faltava seriedade e a indústria já estava fragilizada com as melhores possibilidades de mais ganho com produção na Ásia. Houve aumento de importações.

O instinto egoísta de maximizar os ganhos com um mínimo de riscos, apontado pelo economista britânico Adam Smith (1723-1790) em A riqueza das nações, 1776, tende a se exacerbar ampliando a miséria. O egoísmo é ditado pelo raciocínio cerebral subordinado ao tempo e espaço, restringindo a visão espiritual que é mais ampla e que imprime o comportamento solidário, mais adequado à construção de uma sociedade humana benéfica que promove o progresso real com o embelezamento da vida e do planeta.

Fonte: Valor.com.br




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.