RSS
 

A INFLUÊNCIA DAS CORES

Eliana Arruda Pinto
11/08/2015



A palestrante usou como base da sua palestra as cores do arco-íris, que se consistem em vibrações e vibrações que por sua vez, são energias. Elas vêm do sol que nos presenteia com essas cores tão bonitas nos proporcionando a possibilidade de aproveitarmos essa incrível vibração colorida, que influem diretamente em nosso dia a dia, no que somos e como reagimos a tudo que nos cerca.

Ao idealizar um projeto, podemos nos utilizar das cores e das vibrações emitidas por cada uma de acordo com o que queremos realizar. A primeira coisa a ser considerada num projeto é nossa própria vontade, querermos fazer e esse querer fazer vem da cor azul. A cor azul atua diretamente no que queremos, em nossa disposição; é uma cor forte. Só o desejo de querer fazer algo já nos é muito importante; devemos assim, mentalizar o azul nos ligando a ele, inserindo a cor no ambiente e no projeto. Com a disposição vinda do azul, nos impelimos e somos contagiados a realizar com a disposição para fazer o que precisamos.

E o amarelo? Como podemos usar a cor amarela? A cor amarela está relacionada ao saber fazer, ela é o poder da concentração, da percepção das coisas; nos ilumina, assim como ao nosso local de trabalho. É outra cor forte e a usamos para o saber. Ao mentalizá-la e aproveitando suas vibrações, potencializamos os resultados que buscamos.

Um exemplo pessoal é que tenho uma amiga que tinha dificuldade de mentalizar ou visualizar as cores e as interações que elas podem nos proporcionar. Assim, ela resolveu comprar papel celofane e colorir objetos. Usou um abajur de sua sala, cobrindo-o, o que amplificou a vibração da cor no ambiente onde se encontrava o objeto e sua sala passou a apresentar o resultado da vibração da cor desejada. Uma ideia simples e original de se beneficiar das vibrações das cores.

A partir do nosso conhecimento, do saber fazer, passamos efetivamente à realização do projeto e passamos a utilizar a cor rosa, que caracteriza o amor com que precisamos empenhar em cada projeto, em cada trabalho que realizamos. A cor rosa simboliza o amor. Já temos a vontade, a disposição e o saber, então o amor nos ajuda e muito e a cor rosa está intimamente ligada à realização das coisas com amor.

E o que representa o branco? A cor branca remete à perfeição, nos inspira a realizarmos o que fazemos com zelo e cuidado, visando a perfeição em nossas ações. Quando usamos branco, mostramos que queremos melhorar todos os nossos projetos, tudo o que fazemos; embora nem sempre seja a garantia, mas um claro benefício em expormos o que queremos, que tudo nos seja sempre bom e perfeito. Realizado o projeto, passamos a utilizar a cor verde, o verde claro, a cor da verdade. Quando realizamos as coisas com verdade, nossas chances de sucesso aumentam e passamos a ver as coisas sobre uma ótica mais positiva. Ao olharmos nossos projetos sob uma ótica de verdade, às vezes nos deparamos com a imperfeição, o que nos impulsiona na contínua busca da perfeição e é por isso, que o verde transcende em eficiência. Usamos ainda o verde para consertar coisas que percebemos que não estão como gostaríamos. Ele é a cor eficiência e da concentração.

Após essas etapas e uso das cores descritas cooperam a nosso favor, sendo que o vermelho simboliza a ação. Usamos o vermelho para fazer nossos projetos acontecerem e funcionarem. O vermelho puxado para o violeta acaba com todas as imperfeições. Última cor do arco-íris, é a melhor cor vizualizada por nós e que mais nos chama mais a atenção. Além de tirar as imperfeições ela mantém o equilíbrio também. Por isso é a cor mais usada na atualidade, principalmente quando visamos acabar com as imperfeições. Para usarmos as cores devemos visualizálas sempre, inserindo-as em nossa rotina e nas coisas que queremos realizar. Certa vez, uma moça no meu escritório disse que iria tomar uma decisão importante e me perguntou que cor usar; imediatamente respondi que o amarelo, por ser a cor da decisão.

Fonte: Rotary Club (pdf)




Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.