RSS
 

CEU PARELHEIROS

Benedicto Ismael C. Dutra
15/10/2009



No sábado, 3 de outubro, a convite da Secretaria Municipal da Educação, estive no CEU (Centro Educacional Unificado)  Parelheiros  para falar com professores e alunos sobre o livro de minha autoria Conversando com o homem sábio – A visão de um melhor futuro. Editado e produzido com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei do Incentivo à Cultura. A edição foi doada às escolas municipais de São Paulo e Barueri, onde o livro foi incluído no currículo dos alunos na disciplina Educação para Reflexão, mas se trata de quantidade diminuta e pretendo prosseguir levando o livro aos estudantes e ao público em geral através de palestras, divulgações e novas edições.
 
No trajeto tive a oportunidade de ver a pujança de São Paulo e de sua Prefeitura que vai tão longe mantendo as avenidas arborizadas e em bom estado de conservação. São Paulo exerce uma forte atração de gente de todas as origens. Conheci varias pessoas, professores, alunos, e moradores. Conheci um cidadão nascido nesta cidade acolhedora, filho de pai sergipano e mãe baiana, casado com uma mineira. Viva São Paulo, Viva Brasil.
 
À medida que fui falando da importância da leitura na educação, percebi grandes olhos que se abriam, e ouvidos que ficavam atentos e esperançosos quanto ao resgate da grande dívida que o Brasil contraiu com a formação das novas gerações, dívida que agora começa a ser tratada com a devida seriedade e responsabilidade para nos tirar do grande atraso.
 
Eles ficaram encantados com a idéia de adquirir atitudes positivas em relação à vida na busca de um futuro melhor, utilizando e fortalecendo o querer próprio e a força de vontade. Perceberam a importância da leitura para que as novas gerações ampliem a imaginação criativa, fortalecendo a curiosidade e a busca do aprendizado contínuo. Eles também viram a necessidade de alcançarmos um novo foco na educação, que tomando a Natureza e suas leis como base, abra caminhos para que a ciência e a tecnologia se humanizem, dando sentido à vida e condições para que os sonhos se realizem. Enfim, a necessidade de estabelecer propósitos e metas na direção do progresso harmônico e pacífico, atuando incansavelmente na sua conquista. Quando sabemos o que queremos e fazemos uso da força de vontade, somos potencializados para a realização.
 
Uma aluna me perguntou por que escrevi o livro. Respondi que sempre percebi que aos jovens são dadas muitas informações, mas raramente são orientados sobre tantas questões muito importantes sobre o sentido da vida e sobre a força do pensamento, então me surgiu a idéia de criar o jovem e o Homem Sábio para conversarem sobre a vida.
 
Outra pergunta feita: se quando falei em melhor futuro, eu estava pensando em mim ou na humanidade, então lhe respondi que a busca de um melhor futuro começa com o querer de cada indivíduo, devendo se estender para as famílias e daí para a sociedade humana, pois somente através do Saber poderão surgir seres humanos de elevada qualidade, livres de fanatismos, aptos a construir um mundo de beleza, paz e alegria. A sustentabilidade e a inclusão social  também estão na rota da Educação e boa formação pessoal.
 
No encerramento, desejosos de lerem, todos ficaram muito contentes ao receber um exemplar do livro, falando dos propósitos da vida e seu significado, ambos extraviados nesta fase de muitas informações e pouca cultura, e todos eles, num clima festivo, pediram uma dedicatória do autor.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.