RSS
 

O regresso

Benedicto Ismael C. Dutra
05/03/2016



 No badalado filme O Regresso podemos ver belas imagens: floresta, água, céu, neve, chuva, bom desempenho do astro Leonardo di Caprio, um grande defensor dos equilíbrios da natureza. Mas parece estranho, pois ao término do filme, não se observou empolgação da plateia, que foi saindo do cinema de cabeça baixa devido à arrastada trajetória de vingança. Seres humanos embrutecidos que invadiam as terras dos índios, sequestravam suas mulheres e ofereciam whisky para dominar. Seres humanos de moral duvidosa, astutos, decadentes.

 Hugh Glass, um caçador que conhecia bem a região, tinha princípios, mas ia atacar filhotes de urso quando a mãe ursa deu-lhe o revide. John Fitzgerald, um ateu egoísta, semeou a própria ruína e colheu o que fez por merecer, como consequência de sua deslealdade. Apesar da beleza das imagens, faltou inspiração nos 155 minutos de filme,  que poderiam ser reduzidos a 90 pela ausência da objetividade apresentada na série Busca Implacável, ou mais remotamente em Desejo de Matar, com Charles Bronson. Enfim, era 1822 e os europeus viam nas colônias a oportunidade de enricar sem assumir responsabilidade por seus atos, mas os homens eram irredutíveis em seu desejo de vingança.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.