RSS
 

Um homem entre gigantes

Benedicto Ismael C. Dutra
28/03/2016



 O cérebro é o principal órgão dos seres humanos, pois além de coordenar o corpo e regular as funções inconscientes, é o órgão que permite o contato com o eu interior e com o mundo exterior. As grandes preocupações sobre os recentes casos de microcefalia em recém-nascidos não são por acaso. Devemos ter todo o cuidado na preservação do crânio. A humanidade tem sido displicente nisso. Um dos exemplos são as lutas de boxe que já fizeram incontáveis vítimas de traumas cerebrais, arruinando muitas vidas. 

Essa questão foi bem retratada no filme Um homem entre gigantes em que o médico nigeriano Benett Omalu, interpretado por Will Smith, descobre que as pancadas na cabeça nos jogadores de futebol americano provocaram graves e imperceptíveis traumas e danos que se manifestaram mais tarde, impedindo o funcionamento normal do cérebro, levando as vítimas ao desespero e a grande sofrimento.  No filme, observa-se o descuido com o cérebro, o mais importante órgão para a vida que nos dá consciência do existir, que foi exposto ao impacto de golpes violentos.

As descobertas do Dr. Benett se chocam com os interesses econômicos dos empresários e da cidade, devido ao grande volume de dinheiro envolvido pelo esporte e a própria cultura de massa. Apesar de toda a indignação do Dr. Benett, o filme dá uma costurada no politicamente correto, pois diante dos interesses particulares, a verdade é sempre tida como inconveniente.

No mundo atual, dominado por imagens em aceleração, o cérebro também está sendo alvo de interferências que o fazem se adaptar e moldar o comportamento. Com isso, as novas gerações estão se ajustando ao meio hostil e competitivo da atualidade, perdendo a conexão com a vida real e a própria individualidade que se fortalece com as análises próprias sobre a vida, adentrando numa forma de viver superficial e ilusória, sem que estejam sendo feitas pesquisas e estudos sobre isso.
 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.