RSS
 

ESCOLA DA VIDA

Benedicto Ismael C. Dutra
03/12/2008



Na natureza, as espécies animais seguem o ritmo natural e instintivo em busca do aprimoramento. Na espécie humana funciona de outra forma, pois diferentemente dos animais, a espécie humana dispõe de livre arbítrio e capacidade de discernimento.

O propósito da existência humana é a busca do autoaprimoramento, pois com capacidade de raciocinar e discernimento, ser humano está apto a distinguir intuitivamente o que é certo. Os humanos têm um longo período de crescimento, simultaneamente com o desenvolvimento do corpo, deveria receber a adequada formação pessoal e o preparo para a vida, desenvolvendo o anseio de aprender continuamente na Escola da Vida através de ensinamentos, leituras e vivências.

Devidamente preparado os indivíduos deveriam buscar permanentemente, saúde, equilíbrio emocional e capacitação para a vida para, assim preparado, alcançar realizações, pois é através delas que crescemos, que nos alegramos com a sensação de estarmos vivos e atuantes. O contrário disso é comodismo, é indolência que se contenta com “pão e circo”, num irresponsável desperdício do precioso tempo que dispomos.

O mundo dos pensamentos tem sido agitado de forma crescente, pois com a sensação de vida vazia e sem atrativos, as pessoas se acomodam buscando distração através da televisão acompanhando as desgraças que se esparramam pelo mundo, mas isso acaba lhes roubando toda a serenidade interior, permanecendo em estado de choque, incapaz de gerenciar a própria vida.

Então podemos perceber com clareza como, em nosso confuso mundo, tem havido um grande descuido no preparo das novas gerações que estão se distanciando da leitura e perdendo o interesse pela escola. Saber o que fazer, como e por quê, são os elementos indispensáveis no combate ao comodismo.

Uma geração estará bem preparada quando adquirir a firme convicção de a vida para ser bem vivida, requer o nosso esforço na busca da verdade, a dedicação de fazermos as coisas da melhor maneira possível cultivando a clareza e a beleza, examinando diariamente o que nos foi dado conhecer na escola da vida.

As novas gerações necessitam que o aprendizado contínuo faça parte de seu jeito de viver, descobrindo a necessidade de ser útil, executando o que lhe compete com dedicação e respeito, como meio de crescer como individuo, adquirindo maturidade, contribuindo para a edificação de um mundo melhor.

Para obter sucesso, o querer do aprendizado tem de partir do íntimo de forma espontânea. Aprender é vivenciar, colhendo idéias e informações. Temos que nos tornar aptos a ensinar a nós mesmos o que queremos aprender, mas o ciclo deve prosseguir para ser expandido sempre. Quando aprendemos e passamos adiante o aprendido, nos abrimos para novos aprendizados que nos vão chegando automaticamente, basta estar atento ao que se passa à nossa volta. O aprendizado não tem fim, a vida toda se torna um agradável e frutífero aprendizado que nos traz autoconfiança e alegria.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.