RSS
 

Lion

Benedicto Ismael C. Dutra
04/03/2017



 Os fios do destino conduziram o menino indiano Saroo (Dev Patel), de cinco anos de idade, da Índia para a Austrália. Diferentemente do Brasil, na Índia a malha ferroviária se estende por todo o país e a Indian Railwais conta com 1,4 milhão de funcionários. O menino tinha se perdido do irmão numa estação de trem e foi parar em Calcutá, há 1,6 mil km de distância,  e, numa região estranha, enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho, até ser adotado por uma família australiana que lhe deu uma educação muito diferente do que teria recebido na cidade pobre onde nasceu. Silenciosamente, o filme mostra as possibilidades que se abrem para os seres humanos que recebem bom preparo para a vida desde a primeira infância.
 
A mãe adotiva de Saroo (Nicole Kidman), embora não fosse a mãe biológica, tinha senso de responsabilidade e seguiu o mandamento de respeitar a maternidade, dando carinho e cuidados ao menino como se fosse seu próprio filho. Seguindo a intuição, ela e o marido optaram por fazer a adoção, pois acreditavam que num mundo superpovoado, com tantas crianças abandonadas por pais irresponsáveis, não fazia sentido gerar mais uma criança, se ao invés disso poderiam adotar uma que foi abandonada e cuidar dela. 

Saroo foi assim contemplado com uma especial oportunidade de evoluir e adquirir uma compreensão mais ampla da vida numa cultura mais aberta na qual o livre arbítrio é mais forte e a pessoa fica menos influenciada pelo fatalismo. No entanto, seu coração o exortava a encontrar a mulher que o havia gerado, e aos 25 anos partiu para uma busca obsessiva até conseguir descobrir onde nasceu e retornar à sua cidade natal. 
 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.