RSS
 

O fim do Livre Mercado – Quem vence a guerra entre Estados e Corporações

Benedicto Ismael C. Dutra
03/02/2018



 Em O Fim do Livre Mercado, o analista político Ian Bremmer procura apresentar esclarecimentos sobre mudanças que vêm ocorrendo na política internacional e na economia mundial. O livre mercado fracassou? O Estado vai assumir novas incumbências na economia global?
 
Veja abaixo o comentário de Marcos Guterman, publicado no jornal O Estado de São Paulo: 
 
A ascensão dos chamados “emergentes”, como China, Índia e Brasil, colocou em evidência o chamado “capitalismo de Estado”, em substituição ao capitalismo de livre mercado. Isso significa que a política, e não o lucro, é o que passou a determinar a tomada de decisões, mostra Ian Bremmer, cientista político e analista de risco do respeitado Eurasia Group, em seu livro “The End of Free Market”.
 
Bremmer identifica as características desse modelo: aversão ao risco, estatização do setor energético e influência direta sobre empresas nacionais privadas – e ele cita especificamente o caso da brasileira Vale, exemplo de companhia pressionada pela agenda estatal de estímulo à economia.
 
Apesar de reconhecer o sucesso dos estatistas, Bremmer, que ganha a vida fazendo previsões econômicas, afirma que o livre mercado vai prevalecer. Segundo ele, o “capitalismo de Estado” perde em poder de sedução para o comunismo e sua adoção sinaliza vulnerabilidade política interna. Por outro lado, diz Bremmer, os países que abraçam o livre mercado estimulam a inovação e o crescimento sustentado.
 
 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.