RSS
 

Todo o dinheiro do mundo

Benedicto Ismael C. Dutra
07/02/2018



 O filme Todo o dinheiro do mundo retrata a história verídica ocorrida em 1973, na Itália, sobre o sequestro de John Paul Getty III (interpretado por Charlie Plummer), então com 16 anos, neto e herdeiro do bilionário magnata do petróleo Jean Paul Getty (Christopher Plummer), mostrando o desespero da mãe do rapaz  Gail Harris (Michelle Willians) e sua luta para convencer o avô a pagar o resgate. Sem responder a esse apelo e visando não gastar nenhum centavo de sua fortuna, alegando que caso cedesse aos sequestradores colocaria em risco todos os demais membros da família, Getty encarrega o ex-espião Fletcher Chase (Mark Wahlberg), seu homem de confiança, para descobrir quem são os criminosos.  
 
As imagens são exuberantes, as músicas recriam o cenário indolente dos anos 1970, menos turbulentos que os do século 21. Mesmo com toda a tragédia na família que teve o neto sequestrado para ser trocado por muito dinheiro (US$ 3  milhões), não surge nenhum pensamento sobre a transitoriedade da vida. Há medos, ódios, ambição, arrogância, mas nada se ouve sobre o significado da vida, como se o viver do ser humano fosse para coisa nenhuma a não ser correr atrás de dinheiro e propriedades, inteiramente alheio ao funcionamento das leis da Criação que regem a finalidade da vida. 
 
O velho magnata se comprazia em acumular mais e mais dinheiro, vivia para isso, entregando a sua vida a esse grande ídolo, sem saber exatamente para que. Às vezes imaginava que ele era a reencarnação de Adriano, o imperador romano. O filme mostra a gritante aspereza da vida que só tem se agravado. Os mafiosos sem piedade. Todos buscando dinheiro. O tempo segue imperturbável, e como acontece aos seres humanos, também para Getty chega o dia final.
 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.