RSS
 

Equilíbrio econômico

Benedicto Ismael C. Dutra
21/05/2018



 As teorias estão fora da realidade atual que apresenta grande volume de liquidez e operações financeiras bem acima do PIB mundial. O comunismo cedeu lugar ao capitalismo de Estado que não pode ser comparado ao livre mercado, base das teorias. Há a questão das paridades cambiais. O grande ponto crítico, a falta de equilíbrio nas relações comerciais entre os Estados, entre produção e empregos e a falta de equilíbrio nas contas internas e externas dos Estados, tudo afetando o funcionamento das economias. O fundamental é reconhecer as leis da natureza, provedora de recursos, e respeitá-las para o adequado aproveitamento de tudo que ela proporciona. 
 
A questão do equilíbrio foi focalizada em dois artigos:
 
O que mudou na economia
 
Apesar dos enormes avanços das últimas décadas, a economia ainda tem muitas questões em aberto. Em diversas áreas persistem os tais dos “puzzles” ou paradoxos, em que os dados insistem em contradizer resultados teóricos canônicos, desde o comportamento de consumidores e empresas até a formação de preços no mercado financeiro.
 
Leia na íntegra em:
 
 
A economia e as exatas
 
Diferentemente da física, não existem leis universais e imutáveis da economia. Você não pode negar a existência da gravidade. Mas como prova a recorrência de bolhas especulativas, você pode liberar “espíritos animais” para que comportamento humano e os próprios preços desafiem a gravidade econômica. Mude o contexto social – em linguagem econômica, mude a estrutura de incentivo – e as pessoas irão alterar seu comportamento para se adaptarem ao novo quadro.
 
Leia na íntegra em:
 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.