RSS
 

Simpatia versus antipatia

Benedicto Ismael C. Dutra
29/05/2018



 Simpatia é um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma indicação da intuição que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro por perceber objetivos semelhantes, permitindo a criação de laços de amizade. Antipatia é o oposto, é uma sensação de repulsa instintiva diante de alguém; um sentimento de discordância e desarmonia em relação ao outro.

Empatia é a capacitação para perceber o que outra pessoa sentiria diante de uma determinada situação. Consiste em compreender sentimentos e emoções de outro indivíduo. Em suma, tem tudo a ver com a lei da atração das iguais espécies. 

Atualmente, a simpatia e a empatia se acham em baixa, pois assoberbadas consigo mesmas, as pessoas não percebem as afinidades, nem se predispõem a pressentir os sentimentos do outro. A antipatia surge de pronto, pois as pessoas levadas pela desconfiança temem que o outro possa disputar aquilo que elas desejam. 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.