De tanto ver, ler e ouvir falhas e erros, de todos os tipos, cometidos por jovens, adultos, estudantes, pais, profissionais, políticos, diplomatas, empresários, presidentes e ditadores, entristeço-me, pois temos muito de melhorar a nossa qualidade comportamental, educacional, moral e ética em vários aspectos na vida. Estamos errando muito, tanto individualmente como coletivamente e ainda, tornando a Terra um lugar perigoso de viver. Os maus exemplos, a criminalidade elevada em muitos lugares, os terrorismos, as guerras, poluição do ar, dos rios e do mar, devido ao nosso comportamento errático, incompreensão em relação à humanidade e à Terra tornaram a vida difícil em nosso planeta.
O grande contingente de jovens que entra no mercado de trabalho todo ano no Brasil, em sua maioria, carece de uma boa educação familiar e de um ensino básico de qualidade provido pelo Estado. As Instituições de ensino particular que preparam os jovens para vida dão um melhor preparo e, mesmo entre as particulares, existem aquelas que ensinam mas não educam e algumas até que não ensinam bem e não educam. Isto é, pais, professores e autoridades esqueceram-se de transmitir aos jovens valores morais, éticos e comportamentais fundamentais para elevar o conceito da qualidade individual dos jovens. Os pais esperam que os professores e o Estado ensinem e eduquem. Os professores precisam ser preparados e devem trocar idéias com os pais. Nesta indecisão toda, sobra a liberdade quase total, ficando os jovens soltos ao sabor do livre arbítrio na guerra pela vida. O Brasil e muitos países precisam de um choque de qualidade muito sério na formação familiar e na educação formal. Investir na preparação de professores e remunerá-los condizentemente é apenas começo. O Estado brasileiro e os políticos não perceberam ainda onde está o verdadeiro problema. A meta todos na escola é apenas quantitativa. Falta a mais importante meta que é a do ensino com qualidade, dado por professores bem preparados e mais bem pagos. A preparação dos profissionais desse setor deve ser primeiro em qualidade e quantidade apenas necessária. Todo esforço de qualidade que vem sendo feito no Brasil está concentrado nas grandes e médias empresas e centrado nos produtos e serviços de qualidade. Nos esportes de ponta os bons técnicos enxergam, de longe, as qualidades individuais e formam equipes competitivas.
Da mesma forma, muitos profissionais individualmente enxergam as vantagens do trabalho de qualidade com ética.
A promoção da qualidade individual deve começar na educação familiar e escolar com os pais, professores, escolas do Estado e escolas particulares formando um amplo programa básico.
O objetivo deste livro é abordar "A Qualidade Individual", conceituar a qualidade humana e a qualidade individual, gerando qualidade na fonte dos nossos atos. Qual a nossa participação quanto a Qualidade de Vida, Qualidade Ambiental e Qualidade Total. Objetiva também facilitar a interface do indivíduo com os Sistemas da Qualidade. Visa também à segurança do próprio indivíduo, evitando a propagação de erros, falhas, defeitos, fraquezas e bobeiras, no campo individual, no trabalho e na vida diária. Na escola, a falta de uma cadeia de relações Sociais e Humanas deixa um grande número de pessoas sem saber como se comportar na vida e como usar os conhecimentos ensinados na vida prática.
Nelson L. M. Tavares atuou por 18 anos nos principais cargos de gerência da qualidade na Casa da Moeda do Brasil no Rio de Janeiro. Foi Representante, Palestrante e Instrutor da Qualidade pela CMB no Brasil e no Exterior.
Foi devido à bagagem prática e teórica no campo da qualidade técnica, industrial e empresarial, que o autor percebeu que havia lacunas na abordagem e conteúdo dos conceitos, processos e sistemas de controle da qualidade nos produtos, serviços e gestão, por terem deixado de fora a qualidade individual do principal processo que gera qualidades/erros nas empresas. O processo humano individual. Notar que todos os indivíduos são falhos, e por isso temos um longo campo de ação a trabalhar para tornar os indivíduos mais aptos em seus papeis no trabalho e na vida. Fazer isso sem tirar-lhes a liberdade, mas incutindo a responsabilidade de todos os atores no processo empresa, na condução da família e no bom relacionamento social. Coloca o indivíduo como ator principal com sua essência espiritual, humana e social. A capacidade de ele melhorar com a ajuda do próprio autoexame de consciência, para achar os bons caminhos de qualidade. Ensiná-lo a adotar métodos simples de gestão e/ou solução dos problemas na vida, com uso dos diagramas especiais de causa e efeito. Sem dúvida, a nossa qualidade individual passa a ser o vetor para gerarmos qualidades de vida e ambiental. Isto se conseguirá se o nosso vetor de qualidade se alinhar para criarmos o bem, o certo, o trabalho e relações de qualidade que levem à melhoria da qualidade individual, de vida e ambiental. O sucesso na vida ou no trabalho vem sempre acompanhado de qualidades geradas por nós.
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