RSS
 

RECOMENDAÇÕES PARA LÍDERES

Benedicto Ismael C. Dutra
30/11/2010



O ESPÍRITO DO LÍDER 2 – Ken O’Donnel, Integrare Editora

Página 5 – Para mudar o mundo e melhorar o futuro, temos que começar pelas pessoas. Todos nós queremos um mundo melhor, mas para isso precisamos de seres humanos melhores que revelem o melhor de si por meio de seus pensamentos, palavras e atos.

Página 44 – Organizações com níveis altos de confiança têm desempenho superior em termos de produtividade e rentabilidade. Os colaboradores têm mais vontade de comprometer-se e seguir a visão de seus líderes.

Página 49 – Para cultivar a confiança é essencial assumir o risco de abrir o jogo com a equipe. (ser transparente). O líder deve ser visto como alguém real, com virtudes e defeitos, sem máscaras, um ser humano autêntico, e não um ego ambulante ou um representante da alta direção da empresa, enfim, alguém com quem é possível se relacionar. Quando a confiança é recíproca, o respeito cresce.

Página 66 – O respeito é o valor mais imprescindível de um líder. É impossível criar um ambiente de confiança sem respeito. Respeito e confiança criam o ambiente para grandes realizações.

Página 109 – O que rouba a capacidade de uma organização de prosperar com o crescimento, ou não retroceder nos momentos de estagnação, é o estado dos relacionamentos internos. Conflitos interdepartamentais e interpessoais, jogos de poder, arrogância, apego ao passado e outros fatores bastante humanos já acabaram até com países. Quanto tempo, dinheiro e energia se perdem pela exaltação de egos e seus derivados?

É necessário entender a sinergia dos relacionamentos e sua grande contribuição ao ajudar uma organização a ficar de pé quando outras estão desmoronando. Se existem nós emaranhados pelo corporativismo, pela cultura de desconfiança, pela falta de visão ou de planejamento à altura dos desafios, a probabilidade de organização desaparecer é grande.

Página 115 – O líder é alguém que faz os outros se sentirem valorizados. Quase todas as pessoas respondem de forma positiva ao reconhecimento verdadeiro de seu valor. A maioria de nós já passou por situações na vida profissional em que sentimos nosso desempenho não ter sido apreciado da forma que gostaríamos, enquanto outros feitos, de pouca expressividade, recebem um reconhecimento desproporcional.

A autorrealização implica em nos tornarmos tudo àquilo que é possível sermos. As pessoas querem sentir que estão contribuindo para a melhora.

Uma vida melhor será alcançada progressivamente na proporção em que os humanos forem se espiritualizando.


O que solidifica os relacionamentos são as realizações em conjunto, sejam entre agremiações, amigos, casais ou qualquer tipo de parceria.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.