RSS
 

Ingovernável

Benedicto Ismael C. Dutra
19/04/2024



Ingovernável (1e 2) é um seriado exibido pela Netflix que apresenta um drama em torno de riqueza, poder e política. A trama mostra pessoas que adestraram a mente para que nada passasse para a sensibilidade da alma, e com isso tornaram-se frias, sem coração, e assim foram perdendo a sua essência. Sentindo-se poderosas e imbatíveis, usam o dinheiro para facilmente neutralizar os oponentes enquanto a sua arrogância aumenta. Elas dizem que usam de violência para eliminar os oponentes e poderem implantar a paz do comando único. Com raras exceções, esses são os personagens da classe alta.

Por outro lado, na classe menos favorecida, encontram-se personagens cujas dificuldades da vida fizeram com que fossem perdendo a esperança; indolentes, se submetem ao poder dominante, mas no íntimo alimentam ódio e revolta. Em ambas as classes não enxergamos aspirações mais elevadas.

O seriado focaliza um mundo de falsidades e aparências obcecado por riqueza e poder. Ao seu modo, em ambos os lados, estão os vícios, as imoralidades, a arrogância, embora na classe alta haja um tipo de maldade oculta, enquanto na outra classe os personagens agem de forma mais simples.

Entre as manobras e golpes há as exacerbadas atividades sexuais, mas também se descortinam os meandros do poder: jogadas mentirosas, armadilhas, o uso da mídia para manipular a população, o esforço para controlar o processo eleitoral. “Me verás”, diz a canção tema com destaque para a luta pela sobrevivência em que o viver se transformou. “Me verás a la luz del día, cuando el mundo esté de rodillas, lucharé hasta el final de mi último día”. (Me verás à luz do dia, quando o mundo estiver de joelhos, lutarei até ao final de meu último dia).

Apesar do realismo e da violência cruel, o enredo segura o interesse, levando os espectadores a quererem saber o que vai acontecer com Emília, com a eleição e tudo o mais, embora o esquema de misturar cenas do passado com o presente possa confundir o espectador. Um triste retrato do viver tecido com mentiras e falsidades, saiu do natural e que, sem propósitos enobrecedores, se tornou ingovernável, com todos contra todos.

Há os que querem mudanças, algo condizente com a espécie humana, mas, desanimados, veem o quanto são frágeis diante das trevas incentivando o mal, atacando as pessoas que querem o bem. Para se tornarem vencedores eles precisam fortalecer o bom querer, a coragem e a perseverança, e buscarem incansavelmente a Luz da Verdade para alcançarem a paz e alegria.
 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.