No mundo turbulento em que vivemos, sem tempo para divagações, Sérgio Muniz de Souza acaba de lançar seu livro EXECUTIVOS E EXECUTIVAS – UM MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA. O anterior, Comunicação Eficaz Descomplicada (1999), teve o prefácio de Vera de Mello Giangrande, que o considerava um divisor de águas, a começar pelo próprio título.
Sérgio, é associado ao Rotary Club, tem três filhas e cinco netas. A coautora, Lúcia Muniz de Souza, é Bibliotecária-chefe do campus da Universidade de Taubaté (UNITAU) em Ubatuba e, como professora universitária, encarregada da implantação do ensino à distância neste município. A neta caçula, Paula Muniz de Souza Dias, estuda design no Mackenzie: criou a capa e orientou-lhe o projeto gráfico. Assim, três gerações participaram da produção do livro.
Como dizem os autores, trata-se de "um guia prático, direto ao ponto, ‘results-oriented’, isto é, bola na rede é o que interessa, com sugestões exequíveis para administrar saias justas e situações desagradáveis no dia-a-dia empresarial.
Começando pelo conceito da palavra comunicar, etimologicamente originária de tornar comum, partilhar, leva-nos ao objetivo da comunicação, ou seja, influir sobre o comportamento alheio. Sem achismos ou palavrório vazio, mantém-se fiel à coerência, à exatidão dos conceitos, à gramática. E, principalmente, à ética. Mas em linguagem amena, com uma pitadinha de humor de vez em quando. Porque ninguém é de ferro."
O livro pode ser encontrado nas Livrarias Cultura e Martins Fontes.