RSS
 

QUAL O SIGNIFICADO DA PASCOA?

Benedicto Ismael C. Dutra
18/04/2011



Entre conflitos armados no oriente médio e grandes turbulências nas grandes metrópoles, o povo comemora a Páscoa. No Brasil milhões de ovos de páscoa, feitos de chocolate, são colocados à venda para a alegria das crianças e jovens. O chocolate eles saboreiam, o significado e origem eles ignoram. Quando muito, como tudo que se refere ao sentido da vida, em geral lhes são indicadas apenas algumas noções superficiais.

Devido às guerras, miséria e destruição da natureza, as novas gerações se encontram aturdidas e com poucas esperanças quanto ao futuro. A permanência e progressão das variáveis da atualidade, não indicam nada de bom para o Planeta. No trabalho o sistema ficou muito rígido, não valorizando a inteligência natural e intuitiva, priorizando a inteligência que se submete a explicações incoerentes, e intermináveis atividades repetitivas. Não se conformam com o fato de que o ser humano inteligente tenha sido substituído pelo robotizado.

Os jovens passaram a achar a vida e o trabalho, maçantes e aborrecidos, porque não conseguem participar com a sua individualidade criativa. O aprendizado e o trabalho deveriam proporcionar realização, não alienação e desgaste emocional. O indivíduo pode e deve influenciar o todo de forma benéfica, que por sua vez influencia o indivíduo da mesma forma.

Como toda crise traz a sua oportunidade, o momento é de reflexão e conscientização. Encarando a situação de frente, sem subterfúgios, reconhecendo onde estão os erros e as mazelas humanas, para que então sejam buscadas soluções inovadoras que efetivamente possam contribuir para a elevação humana e não para o seu emburrecimento.

Para colocar um pouco de luz na compreensão do significado da Páscoa, recomendamos um vídeo especial:

http://www.youtube.com/watch?v=IAZPrHKvmCY



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.