RSS
 

HUMANIDADE CEGA

Benedicto Ismael C. Dutra
13/09/2008



Desde quando a humanidade está perdendo a visão clara da vida? A julgar pelo estado em que nos encontramos a cegueira vem de longínquos tempos, mas agora começa a ser percebida, pois os acontecimentos caóticos demonstram que somente espiritualmente cegos poderiam ter chegado aonde chegamos.

Se a humanidade tivesse se esforçado por ampliar a visão sobre o significado da vida, muitas coisas seriam diferentes do que são, e o viver humano estaria preenchido com paz e alegria. A cegueira humana é tema do livro de José Saramago o qual foi transformado por Fernando Meireles no filme Ensaio sobre a Cegueira. Como cegos os seres humanos cambaleiam pela vida sem ver o que está se passando, sem procurar pela luz no fim do túnel. Mas a brutal realidade está aí, na nossa frente, vista apenas por uma minoria atenta, que percebe a inconcebível decadência no lugar do desejado progresso.

Nas sombras da atualidade as pessoas perderam o hábito de sorrir das coisas engraçadas, cedendo espaço ao mau humor e a irritação, tornando-se agressivas, exibindo sem receios a sua grosseria e falta de generosidade.

As novas gerações não estão visualizando como objetivo prioritário a conquista do progresso harmônico indispensável para alcançarmos a paz e a alegria. Em muitas regiões formam-se gangues como refúgio e como meio de extravasar a revolta contra o desmoronamento das crenças, sistemas políticos, sistemas educacionais, vida familiar, pois tudo foi sendo erigido sem que antes fosse buscada a sólida base do respeito às leis naturais da vida. Sem propósitos definidos as pessoas vão vivendo em função dos estímulos externos, e trabalhando mecanicamente sem muito interesse sem se alegrarem com o que fazem.

Os ensinamentos de Jesus não foram acolhidos na sua essência esclarecedora; em seu lugar surgiram o dinheiro e o poder como os novos ídolos venerados com paixão, apagando a visão clara da vida. Então, tinham que surgir esses monstros que sombreiam a humanidade afastando-a de seu real propósito, fazendo-a decair a níveis inesperados.

Temos que fugir dessa visão paranóica da vida que se esparrama pelos continentes, abrir os olhos e enxergar o caminho que cada um deve trilhar para encontrar a Luz que se encontra nas leis da Criação, pois elas contêm a Verdade universal que funciona para todos os povos em todos os continentes, em todos os universos. Somente de posse desse saber poderemos nos transformar em autênticos seres humanos, jamais pelas invenções das mentes corrompidas pelo egoísmo. A natureza reage estrondosamente. Os abaladores acontecimentos farão com que aos poucos, mais e mais pessoas se lancem na busca dessa Luz que quer alegrar e fortalecer tudo o que é bom.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.