“A espécie humana necessita ingressar no nível que lhe compete.”
Reproduzimos palavras de Kalyan Banerjee sobre as ênfases para o Ano Rotaryo 2011/2012.
No dia 25 de maio, durante a Convenção do RI em Nova Orleans, o presidente eleito Kalyan Banerjee pediu aos rotarianos para voltarem às suas comunidades e pensarem em “maneiras inovadoras” de lidar com os desafios que enfrentam.
“Somos os líderes de nossas comunidades, aqueles que estão sempre envolvidos, que veem os problemas e encontram as soluções”, disse Banerjee. “Peço a vocês que conheçam a si mesmos e usem sua força interior para envolver tudo e todos ao seu redor.”
Banerjee, que iniciará seu mandato em 1º de julho, disse que os rotarianos devem ser guiados por três ênfases: família, continuidade e mudança, as quais são a base do Lema de 2011-12, Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade.
Segundo ele, a família é a primeira ênfase, pois é o ponto de partida para tudo o que o Rotary deseja alcançar.
“A família é o alicerce da sociedade”, ele explicou. “Se quisermos ver um mundo mais alegre, devemos garantir que todas as famílias do mundo sejam mais alegres, que tenham o que precisam para ser felizes e progredir. Portanto, devemos dar atenção à moradia, água limpa e saneamento, assistência médica e a todos os problemas enfrentados por mães e filhos.”
“A continuidade deve existir para dar mais força a tudo o que os rotarianos fazem bem”, continuou Banerjee.
“Há tantas áreas nas quais temos tido êxito… Nosso trabalho para fornecer água limpa, promover a alfabetização, apoiar os jovens e, claro, o nosso maior projeto: erradicar a pólio”, comemorou o presidente eleito. “Mas se quisermos atingir o impossível, precisamos não apenas ter persistência, mas visão. Devemos saber o que podemos e queremos fazer nos anos que virão.”
Mudança é a terceira ênfase. Segundo Banerjee, se os rotarianos desejarem paz, redução da mortalidade infantil, combate à fome e fim da degradação ambiental, eles devem ser o instrumento de tais mudanças.
“Precisamos pensar de forma inovadora, explorar novos pontos de vista”, ele disse. “Se fizermos o que sempre foi feito, os resultados serão sempre os mesmos.”