RSS
 

I FORUM SEGURANÇA E SAÚDE – HCFMUSP – JULHO/2011

Benedicto Ismael C. Dutra
08/07/2011



Há que se fazer um esforço impulsionado pela sociedade para uma campanha continuada de conscientização para maior civilidade e cidadania.

Destinado a técnicos de saúde, do trânsito e motociclistas, o Fórum aconteceu no dia 1º de julho, no Auditório da Faculdade de Medicina da USP, com o objetivo discutir e criar propostas para ocorrências com graves consequências, que acometem com frequência parcela da população jovem no auge de sua produtividade e demanda boa parte dos recursos de saúde: Ênfase especial para acidentes com motos. Participaram dos debates, médicos, técnicos e autoridades, abordando vários aspectos da guerra silenciosa que diariamente ocorre nas avenidas e estradas do Brasil.

Até 1996 havia uma tendência declinante dos acidentes de trânsito e vítimas fatais. Sem maiores preocupações entraram em uso as motocicletas, veículos utilizados no transporte pessoal e de pequenas encomendas.

Foi vetado o artigo do CNT que dizia que a moto tem de ocupar o espaço de um carro e fazer ultrapassagens normais como nos países civilizados. Os riscos não foram avaliados. Sem que houvesse maior discussão entre responsáveis, mídia e sociedade, não houve preparo. Criamos uma tragédia nacional com os números de acidentes e vítimas fatais aumentando vertiginosamente.

Atingimos cerca de um milhão de motos em uso, em vias inadequadas, com pilotos nem sempre cuidadosos. Há uma verdadeira guerra no trânsito. Daqui a algum tempo teremos todos os leitos hospitalares ocupados por acidentados, fora os mortos que não são poucos. A motocicleta enseja 17 vezes mais riscos que outros veículos. Estatísticas indicam que a cada 830 motos que entrarem em circulação, ocorrerá um acidente fatal.

Há um conformismo da população com os números trágicos. Falta de responsabilidade social da indústria no silêncio sobre os riscos. Passividade da mídia. O congestionamento é a grande preocupação. Há uma insensibilidade para o acidente: Como aconteceu? Quantas vítimas? Como poderia ter sido evitado? São preocupações menores. Agora temos de remediar. Faltou prevenção. Necessitamos de um processo de formação continuada das novas gerações, incluindo consideração humana, trânsito, cidadania, começando cedo na primeira infância.

Há que se fazer um esforço impulsionado pela sociedade para uma campanha continuada de conscientização para maior civilidade e cidadania.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


Esméria Garcia Oséas (esmerigo@yahoo.com.br) comentou em 13/05/2012 - 08:05:51

Excelente matéria sob o ponto de vista terrenal. Melhor é impossível. Mas, sob o ponto de vista espiritual, onde o ser humano está inserido nas leis que regem o Universo, onde a responsabilidade faz parte do ser humano, onde a imaturidade espiritual ocasiona tristes devastações tanto no íntimo como no corpo terreno,não podemos deixar de lado. Dar aulas de cidadania não vai amadurecer o íntimo do ser humano, pois a movimenteção vai vir de fora pra dentro e não de dentro pra fora. O terrenal e o espiritual têm que andar juntos, de mãos dadas, senão tudo está destinado ao fracasso. Veja Ismael, tantas movimentações têm acontecido e no entanto, os acidentes continuam aumentando...

google seo (grandhotelexcelsiorrr@gmail.com) comentou em 25/10/2012 - 07:10:22

Estou impressionado de www.vidaeaprendizado.com.br, eu preciso dizer. Realmente muitas vezes não posso encontrar um blog que é cada educativo e divertido, e deixe-me informá-lo, você tem que bater o prego na cabeça. Seu conceito é excelente, a dificuldade é uma coisa que as pessoas não estão falando suficiente inteligente sobre. Estou muito feliz que eu tropecei ao longo deste na minha busca por algo a respeito deste.

esscort girl (stasera2410@gmail.com) comentou em 27/10/2012 - 06:10:56

Você fez alguns bons pontos lá. Eu fiz uma pesquisa sobre o tema e encontrei a maioria das pessoas vai concordar com www.vidaeaprendizado.com.br

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.