RSS
 

SORRISO BONITO - Um Alerta contra a perda precoce dos ossos da face


11/09/2011



O presidente do Rotary Club de São Paulo Jardim América, Odilon Correia e sua equipe estão trabalhando entusiasticamente na divulgação do Rotary e suas atividades enobrecedoras. Na reunião realizada em 5 de setembro de 2011, coube ao companheiro Jorge Thomé, cirurgião dentista especializado em estética e implantes, falar sobre a relação entre a boca e a saúde do corpo.

Iniciando com a exibição de um filme sobre o que se passa em nossa boca, Jorge Thomé falou que nossos dentes têm uma importância fundamental na manutenção da saúde. A perda de um ou mais dentes pode provocar perda de osso na face e perda de qualidade da mastigação indispensável para a boa absorção dos nutrientes.

As crianças necessitam escovar os dentes desde cedo após qualquer alimentação para a garantia de boa saúde e bonitos sorrisos pela vida toda. Os pais deveriam dar o exemplo escovando os dentes na frente das crianças, fazendo com que elas perceberem a importância da escovação e higiene bucal.

Para evitar a placa de bactérias é preciso escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. Se for possível escove-os sempre que comer. Não sendo possível, pelo menos lave a boca com água para eliminar os resíduos que se acumulam entre os dentes. Nos períodos em que não for possível a escovação, temos de evitar os doces. São os restos de comida entre os dentes que provocam as cáries e tártaros. As caries causam dores, inflamação e infecção dos dentes. Os tártaros provocam inflamação e infecção da gengiva. É simples evitá-los, basta escovar os dentes com cuidado sempre após se alimentar. Um pequeno detrito pode, em algumas horas, agredir o esmalte formando a cárie.

Você sabia que pode ser portador de uma doença que pode atacar os dentes e as gengivas fazendo com que os mesmos soltem do osso?

Esta doença que é causada por bactérias que vivem na boca se chama "Doença Periodontal" e quando ela ataca os dentes ela contamina os ossos da face provocando uma reabsorção e uma diminuição dos mesmos.

Essa doença também tem uma íntima relação com a saúde do corpo, pois através das artérias estas mesmas bactérias podem alcançar qualquer órgão do organismo e causar uma infecção perigosa, tal como: "Endocardite Bacteriana", "Pneumonia", dentre muitas outras.

Considerando que atualmente a busca por uma melhor qualidade de vida é uma constante nos seres humanos, é inadmissível permitir que aconteça um desequilíbrio entre bactérias que ameaçam a nossa saúde e os agentes de defesa do nosso organismo.

Portanto a manutenção de uma boa saúde bucal através da higiene e visitas constantes ao dentista são medidas que devem ser tomadas por todos para a manutenção da saúde e do sorriso bonito de se ver.

Assista o Vídeo no Youtube

Jorge Thomé
Tel (011) 3884 2040
jethome@uol.com.br




Comentários:


Rosangela Pironti de Castro (ropironti@gmail.com) comentou em 01/06/2012 - 22:06:49

Adorei seu posicionamento sobre a relação direta boca e saúde geral
Aplausos companheiro


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.