RSS
 

O MUNDO NECESSITA DE LÍDERES HUMANOS

Benedicto Ismael C. Dutra
03/12/2008



Dizia Napoleão Bonaparte que líder é aquele que mostra um futuro de esperança ao povo. E assim foi por longos períodos, mas na atualidade os líderes não mais conseguem dar esperanças positivas, falando muito de guerras e conflitos, sem que as pessoas vislumbrem uma situação de melhora geral.

Basta um breve olhar para os líderes da atualidade para se perceber que o discurso deles não condiz com o que apregoavam, pois após abocanharem o poder, a sua preocupação prioritária tem sido com a conservação do mesmo, já que não conseguem promover uma efetiva melhora das condições de vida no planeta.

Disse um poeta que quando o mar está calmo, qualquer um pode segurar o leme. Mas na atual situação o mundo necessita de líderes com grandeza de alma para enfrentar os enormes desafios que se avolumam no cenário. Líderes com a capacidade de enfrentar os problemas com serenidade e sabedoria, com senso de humor e coragem que saibam buscar a grandeza que há no espírito humano, pois se esta não for buscada intensamente, estimulada e posta em pratica, acabarão surgindo as menores ações que se poderiam esperar dos seres humanos ao invés da necessária grandeza.

A época exige que as boas qualidades sejam postas em evidência mediante a confiança dos líderes. Quando tratamos as pessoas como se fossem o que deveriam ser, elas nos surpreendem e se esforçam em se tornar aquilo que são capazes. As pessoas têm que se mostrarem dignas dessa confiança. Os líderes devem auxiliar o crescimento das equipes tratando as pessoas com dignidade e confiança, até que elas provem o contrario, e não com cinismo, desdenhando da natureza humana, duvidando sempre da existência da sinceridade de propósitos e nobreza, impedir o progresso e o surgimento de um futuro melhor.

O líder deve ter confiança naquele que tem a coragem de contradizê-lo respeitosamente, pois suas palavras podem ser mais sinceras do que aquelas que concordam com tudo. Com o apoio e a confiança do líder muitas pessoas acabarão descobrindo em si qualidade que nem elas sabiam da existência, e poderão se tornar líderes que também saberão dar ordem sem precisar humilhar os colaboradores, pois a autoridade flui para aquele que sabe agir, buscando o consenso tanto quanto possível, pois quanto mais o grupo compartilha as decisões, mais se sente motivado a implementá-las.

Se as ações do líder revelarem a sabedoria de quem reconhece e confia no funcionamento das leis da Criação, seus colaboradores logo perceberão a necessidade de segui-lo, pois tudo o que fizer conduzirá ao êxito por estar em conexão com a sabedoria da natureza.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.