RSS
 

VIDA ESTRESSANTE

Josué de Castro
14/12/2011



Galeno, o gênio da Neurologia, revelou a importância dos estados emocionais na avaliação das doenças infecciosas e neoplásicas. Observou que mulheres melancólicas eram mais susceptíveis a desenvolverem câncer. Condições psicológicas provocam uma reação de estresse – sistema imunológico apresentando repercussões clínicas, transtornos alérgicos, infecciosos, neoplásicos, autoimunes e rejeições, desregulando o equilíbrio orgânico e mental. O estresse (stress, do inglês é aplicado em Física para significar um conjunto de forças para romper uma resistência) compreende reações e estímulos que causam desordens no equilíbrio orgânico. Conceito do neurofisiologista Hans Selye. Surgem doenças de adaptação, úlcera gástrica, hipertensão arterial, artrites e lesões cardíacas relacionadas com o estresse psicológico e sociogênico.

Estresse sociogênico com referência aos agentes estressores: violência urbana, assaltos, sequestros, assassinatos, pressões econômicas, alcoolismo, drogas e inadequação sexual. Oriundas da existência e do relacionamento, as emoções estão envolvidas com o amor, o ódio, o medo e a raiva considerados os gigantes da alma. Questões sociais e culturais imprimem emoções e tensões constantes, as quais desenvolvem um estado de estresse, provocando transtornos psicológicos e orgânicos. O estresse familiar, escolar e profissional. O estresse determina um estado variável de ansiedade e sintomas corporais, sobrevindo fadiga, exaustão e depressão. Hipertensão, gastrite, alergias, disfunções sexuais e morte súbita.

O luto, o divórcio e conflitos conjugais, mesmo transitórios se constituem eventos conflitantes. O desemprego, doenças crônicas, fracasso nos negócios ou deflexões financeiras são fatores imprevisíveis. Problemas familiares e políticos desencadeiam constrangimento e ansiedade causando sintomas neurovegetativos. Constantes variações da vida moderna implementam o nível de estresse socioeconômico, afetivo e psicológico. O estresse provoca alterações do comportamento, alcoolismo, adição às drogas ilícitas, transtornos da sexualidade, desordens mentais, transgressões legais e agressões. Com o conceito social ampliou-se a concepção de estresse, o qual advém também do terrorismo, guerras, violência urbana, assaltos, sequestros e atentados caracterizando o estresse pós-traumático. Os agentes emocionais estressores acionam o mecanismo de estresse determinado alterações cardiocirculatórias, gastrointestinais, metabólicas, geniturinárias e outras. Os hormônios que se destacam nas reações de estresse são a adrenalina, o ACTH, a somatotrofina e o cortisol.

No enfrentamento e monitoramento do estresse destacam-se resolução do problema, suporte social e esperança vital. Procurar esperança e satisfações vitais com o trabalho, artes, esportes, espiritualidade e com a família. Como recursos terapêuticos, psicologia cognitiva e comportamental com auxilio de neurofármacos.

Vida estressante. Mundo letal. Guerras, atentados, sequestros, atingindo populações indefesas, crianças e mulheres.

Personalidades mórbidas, sociopatas ou psicopatas? O fim ou começo do fim. Sem dilúvio, somente a maldade humana. "A vida é um combate que aos fracos abate e aos fortes e bravos deve exaltar" – Gonçalves Dias. Vamos sonhar. Um sonho dourado com romantismo e sublimação. Sonhos e pensamentos nos inspiram a idealizar e conquistar. Que um dia nossa gloriosa e rica nação se transformará em uma sociedade justa e moderna conquistando direitos iguais. Condições humanas e éticas de educação, saúde, trabalho, habitação e segurança pública. Justiça social sem delírios nem mistificação. Sonhar com uma vida feliz. Ave Brasil. Queira Deus.

Fonte: Diário do Nordeste



Josué de Castro é docente livre de Psiquiatria, professor de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.