RSS
 

COMO AGE O SER HUMANO?

Benedicto Ismael C. Dutra
30/03/2012



Qual a fonte das características humanas e sua constituição psicológica? Como o processo de aprendizagem modela o ser humano?

Para entender o comportamento do ser humano, muitos pesquisadores concentraram-se na observação dos animais. Muita especulação confusa tem sido feita. Psicólogos, baseados nos estudos do naturalista inglês Charles Darwin, chegaram a admitir que os seres humanos fossem uma espécie animal situada no final de um processo de evolução continuada e, portanto, o estudo do comportamento dos animais deveria ser o ponto de partida para entender os humanos.
 
O comportamento dos animais em seu ambiente natural, sem a interferência dos homens, é  ditado pelas suas capacitações instintivas que desabrocham com o aprendizado por imitação e adaptação. No entanto, com os humanos há algo diferente em comparação aos animais. Os humanos têm sim uma estrutura corpórea bem semelhante, mas existem fatores ainda não examinados em profundidade e nem compreendidos pela ciência.

Qual a fonte das características humanas e sua constituição psicológica? Como o processo de aprendizagem modela o ser humano? Percebeu-se que processos característicos dos animais também são encontrados nos humanos, influenciando o seu comportamento. Descobriu-se que o comportamento produzido pela herança genética pode ser manipulado através de estímulos na zona cerebral, geradores do condicionamento.

Com os humanos isso se tornou possível devido à indolência espiritual. Os animais são dotados de corpo, cérebro e instinto. Os humanos também, mas seu cérebro é muito mais capacitado, além disso, dispõem da alma e do cerebelo. Com  o desenvolvimento unilateral do cérebro, situado na zona frontal da cabeça, o cerebelo se foi enfraquecendo deixando de captar a vontade procedente da alma, passando tudo a se subordinar à vontade mental formada pelo cérebro, instinto e hábitos, adquiridos conscientemente ou não, através da aprendizagem recebida.

O cérebro assim influenciado vai adquirindo os contornos de uma máquina, que funciona de conformidade com os impulsos recebidos, gerando um comportamento condicionado e até padronizado, conforme indicam os estudos sobre o comportamento dos indivíduos e das massas, e empregados pela propaganda para influenciar a escolha de produtos e até de candidatos a cargos eletivos. No Brasil encontramos uma das maiores permissividades na área de propaganda destinada às crianças, enquanto nos países mais desenvolvidos há um rígido disciplinamento.

Os seres humanos têm uma capacidade enorme para aprender por várias maneiras, auxiliando-os na adaptação a várias situações. No entanto, o móvel, ou melhor dizendo, a motivação deveria proceder do eu interior que impulsiona o cérebro para  a ação, em conformidade com os ditames das leis da Criação. Mas com a indolência espiritual, o querer íntimo fica bloqueado, enquanto o cérebro fica susceptível a receber influências externas modeladoras de um querer imposto de fora para dentro.

Como medida preventiva é muito importante o esforço para manter puro o foco dos pensamentos, não permitindo que o pensar flutue vagando a esmo, atraindo a igual espécie. O silêncio auxilia o fortalecimento da intuição que expressa o querer captado pelo cerebelo e enviado ao cérebro, e para a realização, os pensamentos deverão ser focados nesse querer. Dessa forma, obteremos o fortalecimento do eu interior reduzindo as possibilidades de manipulação externa.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.