RSS
 

OS PENSAMENTOS E A FELICIDADE

Benedicto Ismael C. Dutra
03/12/2008



Se os bilhões de pessoas que habitam o Planeta se esforçarem por melhorar a qualidade dos pensamentos, isso será decisivo para a melhora geral da qualidade de vida.

Pensamentos transformam-se em coisas, porém poucas pessoas se preocupam com a qualidade deles. Em casa ou na escola nunca houve uma orientação segura sobre o uso da faculdade de pensar da qual todo ser humano é dotado.

A vida está muito conturbada, é o que percebemos nos estímulos negativos e desagradáveis que surgem de todos os lados. Ou estamos passando por uma fase dramática como jamais houve outra igual, ou a mídia está exagerando. Olhando os jornais ou ligando a TV recebemos apenas mensagens de horríveis assassinatos e sequestros, roubos, bandalheira e tudo o que não presta, com absurdos que não condizem com a espécie humana e que afetam nossa forma de pensar.

Muitas pessoas estão se sentindo perdidas e desorientadas com a avalanche de informações negativas. Estão perdidas porque não enxergam saída. Sem ânimo nem contentamento sentem falta de um estímulo que desperte suas energias. Assim se tornam escravas da sua forma de pensar desordenada. Não se alegram com a vida, nem sentem a necessidade de se elevarem, de serem úteis. Com a força de sua vontade estagnada, o indivíduo, isoladamente, não pode esperar grandes progressos, consequentemente o mesmo ocorrerá com a espécie humana como um todo. Movimento é vida. Tudo na Criação tem de seguir a Lei do Movimento.

Muitas pessoas estão buscando um conhecimento que as fortaleça. Um estímulo para lutar contra o pessimismo que faz com que desistam de tudo antes mesmo de começar.

Se a pessoa não tiver objetivos na vida, acabará não sendo nada, porque consciente ou inconscientemente o seu íntimo acreditava nisso. Saber exatamente o que se quer, movimentar-se e agir na direção do alvo. Tudo está ao nosso alcance, mas é bom lembrar, não podemos causar sofrimentos a outros para satisfazer nossos desejos. Isso é uma lei básica da vida.

Nossos pensamentos e nossas palavras moldam nosso destino pela atração da igual espécie. Torna-se indispensável pensar e falar construtivamente para não atrair miséria e desgraças. A energia flui na direção dada pelo pensamento.

O Dalai Lama escreveu, num de seus livros, que “se sentimos raiva ou ódio por uma pessoa, há menos probabilidade de que essa emoção atinja um nível muito intenso se nós a deixarmos de lado. Porém, se pensarmos nas deslealdades que nos teriam sido feitas, nas formas pelas quais fomos tratados injustamente, e se não pararmos de remoer essas coisas o tempo todo, isso alimenta o ódio. Essa atitude confere ao ódio muito poder e intensidade”.

Quando permitimos que nossas atitudes: pensamentos, sentimentos, palavras e ações, provoquem intranquilidade e desarmonia no ambiente, isso fica no ar, causando danos ao nosso ambiente e a nós mesmos. São como sementes lançadas.

No entanto, também estamos capacitados, através de pensamentos puros e alegres, a contribuir para a paz e a bem-aventurança da humanidade.

Os seres humanos dispõem de capacitações para encontrar soluções duradouras que possibilitem a melhora geral; basta que desenvolvam a adequada sintonização. Devemos ser otimistas, mantendo firme o anseio por um mundo melhor, no qual as pessoas não causem danos às outras para satisfazer as suas cobiças.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.