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ADMINISTRAR PARA QUÊ?

Vera Lúcia Rodrigues
13/02/2009



O que significa exatamente administrar? A palavra deriva do latim (administratione) e significa o conjunto de atividades voltadas à direção de uma organização utilizando-se de técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Bonito, não? Eu achei essa definição interessante, mas totalmente desvinculada da realidade social e empresarial do Brasil de hoje. De acordo com o sábio Peter Drucker, administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar. Esse é um conceito mais adaptável às caraceterísitcas da maioria dos mortais nessa Terra de meu Deus chamada Brasil.
 
Na prática mesmo, me arriscaria a dizer que a essência do trabalho do administrador é obter resultados por meio das pessoas e recursos que ele coordena. De fato, hoje a administração deveria estar inserida nas organizações para estruturar e impulsionar o andamento dos seus diversos setores. Embora seja possível criar uma organização sem o mínimo de administração é impossível mantê-la sem administrá-la. O que acaba por afetar muitas estruturas sejam elas empresariais, pessoais, domésticas é a falta de administração em uma ou diversas áreas necessárias ao bom andamento da organização como um todo. Por exemplo, eu conheço uma dona de casa que é mestre em administração. A dona Vilma, que dentro da residência, coordena todas as atividades do lar:  Ela cuida de tudo, da cozinha às despesas. No seu freezer, todas as carnes estão separadas, embaladas e etiquetadas; e as contas são sempre organizadas por data de vencimento. Exagero? Nada disso: dona Vilma é uma administradora do lar, por isso faz questão de acompanhar, de perto, todos os processos da casa. Já a dona Valdeci, sua irmã, já teve a conta de luz cortada por duas vezes. Pergunta-se: por falta de dinheiro? Não, por falta de administração.
 
Quem de vocês não conhece a figura do funcionário que ganha R$ 400,00 por mês e tem um orçamento de R$ 500,00. Aí ele chora, chora, o patrão passa o salário dele para R$ 600,00. Em dois meses o orçamento passa para R$ 800,00 e ele continua com o mesmo problema. Por quê?  Por não saber administrar.
 
O conceito de administrar está intrinsecamente ligado ao de viver. Não é possível um desatrelado do outro sob pena de vivermos na maior bagunça. Empresários, donas de casa e administradores públicos como o prefeito, por exemplo, têm atuações bem distintas, mas as suas funções estão mais próximas do que aparentam: todos desempenham tarefas em função de um grupo, seja o setor público, a companhia ou até mesmo o núcleo familiar. Este é o trabalho do administrador: planejar, controlar, dirigir e ordenar tarefas, visando maior produtividade e lucratividade.
A função é bem antiga: surgiu antes de Cristo, quando a sociedade começava a se organizar. No período neolítico, os primeiros agricultores passaram a estocar alimentos, permitindo que a comunidade sempre tivesse o que comer, mesmo em tempos de dificuldade. Gerenciar este plantio permitiu que os nossos ancestrais se tornassem sedentários, dando os primeiros passos para a sociedade que conhecemos.
 
Lidar com dinheiro e equilibrar orçamentos de forma competente exige um bom gerenciamento. A função do administrador é tão importante que, há quatro décadas, foi reconhecida como profissão no Brasil. No meio acadêmico, é um curso que está presente em diversas faculdades e universidades do país, sempre com uma procura muito grande. Segundo dados do portal de ensino Universia Brasil, de 1991 até 2008 o número de alunos matriculados em cursos de administração triplicou, e hoje passa de meio milhão de matriculados em todo o País.
 
Agora, como nem todos podemos voltar aos bancos escolares, sugiro especialmente aos empresários que possuem outras expertises e não tem administradores em seu quadro, que se informem, leiam, façam treinamentos rápidos e, mais que tudo, adotem uma postura de bom senso no seu dia-a-dia. Devem gerar receita, só comprar quando tiverem como pagar e, mais que tudo, privilegiar o cliente que paga, tendo em conta a máxima de hoje: “Não importa aumentar o faturamento, importa aumentar a rentabilidade, o tanto de dinheiro que o empresário coloca no seu bolso”.



Vera Lucia Rodrigues é mestre em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo e diretora da Vervi Assessoria e Comunicações - veraluciarodrigues@globo.com ou vervi@grupovervi.com.br (11)2578.0422
Comentários:


Expemret-online (onemansarmy1978@gmail.com) comentou em 12/10/2010 - 13:10:10

Obrigado por Blog intiresny


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