RSS
 

CAMPOS DE LIDERANÇA

José Guilherme Said
10/03/2009



A lei da afinidade também se aplica à liderança: fracassados juntam-se a fracassados; vencedores cercam-se de vencedores. (Ernesto Berg)

A formação de um líder começa com a compreensão própria de suas fortalezas e fraquezas. Apenas compreendendo a si mesmo, poderemos compreender o outro, e dessa maneira, poderemos obter os resultados que queremos através das pessoas. Teremos, assim, o aumento do nosso campo de liderança, influenciando positivamente as pessoas para a ação. E a Influência é uma das principais bases da liderança.
 
Observe o seu dia-a-dia. Analise como anda o seu campo de liderança. O que isso significa? Um “campo”, nesse caso, é um padrão oculto que tem a capacidade de influenciar o comportamento. Peter Senge, autor do livro A Quinta Disciplina, demonstra que sabemos acerca desses campos – como sabemos acerca de campos eletromagnéticos ou gravitacionais – não porque os experimentamos diretamente, mas por observarmos seus efeitos.
 
Vou dar um exemplo na prática. Observe um professor de uma turma bem‑sucedida. Com sua didática excelente e empatia com a turma, ele consegue criar um campo oculto que influencia os alunos a liberarem a sua criatividade em busca de novos conhecimentos. Em suas relações, produzem resultados muitas vezes surpreendentes e nunca imaginados.
 
Nas empresas ocorre da mesma maneira. Os líderes excelentes conseguem desenvolver campos de liderança e influência onde os colaboradores se sentem motivados a inovar, empreender e gerar resultados cada vez melhores.
 
É importante destacar a importância dos líderes intermediários – gerentes e supervisores – nesse processo de criação de campos de liderança. São eles que estão mais próximos do dia-a-dia da equipe e possuem grande poder para influenciar positiva ou negativamente os níveis operacionais da organização. A percepção que um colaborador tem da empresa depende sobremaneira do exemplo e atuação do seu supervisor imediato.  
 
Observamos, assim, que desenvolver o campo de liderança é tarefa primordial de todos os líderes e os efeitos serão visíveis em toda a empresa.
 
Mas como desenvolver esse campo? O que eu, como líder, posso fazer?
 
Estimulem o aprendizado, busquem ensinar com paciência os seus pares, falem com paixão e entusiasmo sobre a empresa, sobre o seu trabalho. Façam perguntas, peçam a opinião das pessoas. Dêem o exemplo no cumprimento dos valores corporativos. Coloquem-se no lugar do outro. Estejam frequentemente próximos dos seus liderados. Ofereçam mais do que o solicitado. Executem com perfeição!
 
Produzir resultados extraordinários e demonstrar crença na empresa e nas pessoas que a integram são hoje os principais objetivos dos líderes dentro das organizações.
 
Busquem analisar esses pontos ao término de cada dia. Questionem-se. Reflitam sobre o seu papel. Além do desenvolvimento do campo de liderança, tenho certeza que vocês ganharão em todos os aspectos de suas vidas, com evoluções crescentes nos campos pessoal, profissional e espiritual.
 
Pensem nisso e até a próxima!

________________________

BIBLIOGRAFIA
 
SENGE, Peter. A Quinta Disciplina: estratégias para construir uma organização que aprende. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.



José Guilherme é Administrador de Empresas pela UFC, pós-graduado em Gestão Empreendedora, consultor associado da Gomes de Matos Consultores Associados, professor e Coordenador do Portal SóCultura! (http://www.socultura.com)
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.