RSS
 

TRABALHO COM ALEGRIA

Benedicto Ismael C. Dutra
10/03/2009



O grande trabalho a ser realizado está em nós mesmos, no desenvolvimento de nosso potencial.

Nascemos para nos mantermos em atividade e todas as ações devem ser realizadas com sentido e dedicação. Quando fazemos isso, nos alegramos com o trabalho bem feito e nos sentimos felizes. A falta de atividade traz tristeza e esse sentimento negativo nos deprime. Devemos impedir que essa sensação invada a nossa mente, pois se ela encontrar guarida, atrairá igual espécie de pensamentos e, dessa forma, será mais difícil sair da depressão.
 
A permanência da tristeza atrai o desânimo. O ser humano e os animais irracionais são dotados de emoções semelhantes. No entanto os animais obedecem ao instinto e atuam em conformidade com a emoção sentida, seja para defesa, ataque, ou fuga, e depois de superar a dificuldade, seguem em frente, deixando o acontecido para trás. Já o ser humano, por ser dotado de cérebro mais desenvolvido, se deixa levar por pensamentos que dão aos problemas uma dimensão maior do que a realidade, pois o cérebro tende a ficar cismando e remoendo o que já passou.
 
Os humanos necessitam controlar e dominar a máquina de pensar para não serem subjugados por ela. Quando permitimos que nosso cérebro focalize um pensamento triste sem barrar o seu avanço, ficamos sujeitos a vivenciar todas as emoções e sofrimentos que esse pensamento evocar. A tristeza interfere na respiração, tornando-a lenta. A tristeza e a não aceitação interferem nos músculos respiratórios dando a impressão que alguma coisa quer subir pela garganta. O alimento parece que não consegue descer para o estômago. Enfim, a tristeza praticamente nos dá a sensação de que vamos sufocar.
 
O melhor remédio para combater a tristeza é o envolvimento de corpo e alma em projetos. Precisamos ter a coragem de sermos persistentes e determinados em nossos propósitos. Só assim saberemos como é valiosa a realização do trabalho bem feito e que exige nosso empenho e a utilização de todas as nossas habilidades para a superação dos obstáculos. O grande trabalho a ser realizado está em nós mesmos, no desenvolvimento de nosso potencial.
 
Muitas pessoas não possuem um querer consistente, permanecendo como marionetes, tomando decisões impulsivas ditadas pelo entulho que se acumula no subconsciente e que se torna a base de seu pensar inquieto. Subjugadas pelos interesses, se tornam incapazes de agir com espontaneidade, sendo gentis e mostrando consideração apenas quando esperam por recompensas. Se uma pessoa não consegue ser ela mesma, se tornará um ser embrutecido que engana o próximo por interesse na crença de que neste mundo todos são enganadores.
 
Então o que acontece? Surge um viver de muitas asperezas. Quando vamos a um restaurante esperamos que nos sirvam alimentos bem preparados. Mas se a refeição é mal feita, e você não percebe isso logo e a ingere, como é que poderá reclamar e pedir outro prato? Lamentavelmente estamos sujeitos a ser enganados devido a essa praxe de não assumirmos a responsabilidade de nossas ações, porque ela tem um custo.
 
Fuja da confusão, depressão, medo, ansiedade, tristeza, pois esses sentimentos paralisam o ser. Tenha confiança, amor, força de vontade, alegria e aplique tudo isso para desenvolver o seu potencial humano ao máximo. Neste mundo de desencontros e falta de consideração, necessitamos de muito bom humor para contrapor às inúmeras contrariedades que corroem a nossa alegria de viver. Somente teremos coragem e energia para realizarmos nossos sonhos se cultivarmos bons pensamentos de forma ininterrupta.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


ozair nunes bezerra (ozairbezerra@terra.com.br) comentou em 31/03/2009 - 10:03:10

muito esclarecedor,parabens,esse texto constroi pontes de auxilio.e leva naturalmente a consciençia de irradiarmos alegria

maria christina ferreira gomes (mchristina.fg@gmail.com) comentou em 12/12/2010 - 15:12:28

ainda que tarde, pois estamos em 2010, acho oportuno manifestar minha opinião.
Parabens sr. Ismael, pelos seus maravilhosos livros publicados, e pela facilidade em escrever artigos de tão profundos significados!


ANTONIO B. RODRIGUES (rodrigues9389@bol.com.br) comentou em 12/07/2011 - 17:07:13

O SER HUMANO PRECISA ACREDITAR NELE MESMO, NAS SUAS PRÓPRIAS CAPACIDADES.
QUANDO AO LEVANTAR DE MANHÃ,DIZER CONSIGO MESMO,HOJE VAI SER O MELHOR DIA DA MINHA VIDA.


Dayse Rodrgues (dayseverton@hotmail.com) comentou em 27/01/2013 - 21:01:32

Seus textos são muito bons e profundos, como eu gostaria que muitas pessoas lessem, pelo tamanho de sua importância.


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.