RSS
 

REDUÇAO DO IPI

Benedicto Ismael C. Dutra
31/03/2009



Além da redução do IPI para materiais de construção, o governo anunciou um acordo para a prorrogação da redução do IPI sobre carros e caminhões por três meses e a suspensão do Cofins para motos no País. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o IPI e o PIS/Cofins sobre o cigarro serão elevados, resultando em uma alta de 30% no preço do produto. A ideia é que esse aumento compense a renúncia fiscal de R$ 1,5 bilhão gerada pelas medidas anunciadas nesta segunda pelo governo para combater os efeitos da crise mundial no Brasil.
 
Está aí uma notícia muito oportuna. A produção de automóveis e caminhões geram empregos. As motos constituem excelente meio de locomoção, no entanto há que se preparar adequadamente os motoristas para o respeito às normas de trânsito e a mútua consideração para que acidentes sejam evitados. 
 
A reforma e a construção de moradias também favorece o nivel de emprego, além de propiciar melhoras na qualidade de vida. Espera-se que a construção das moradias fuja do velho padrão desordenado do crescimento urbano, preservando e ampliando as áreas verdes e implantando saneamento básico.
 
Por outro lado, a maior tributação sobre o cigarro merece aplausos, pois já são bastante conhecidos os maléficos efeitos do vício de fumar para os fumantes e para os que lhes estão próximos. O enfrentamento da crise exige discernimento e coragem.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.