RSS
 

DEJETOS NA RUA

Benedicto Ismael C. Dutra
13/04/2009



Um povo que não sabe como reciclar seus dejetos, seus resíduos e o lixo produzido, é um povo que ainda não se esforçou para conhecer os mecanismos biológicos do formar, transformar e decompor, para novo formar, estabelecido desde sempre pelas leis naturais da Criação. Pela falta de planejamento e busca de soluções, lixo e esgoto se tornam um drama para as grandes cidades.

O abastecimento de água já representa uma séria ameaça. Nosso corpo é constituído de 80 por cento de água. Sem água não há vida, no entanto ela tem sido desperdiçada, poluída e contaminada, nos rios, nos mares e até no subsolo, tornando-se imprópria para uso.

É um triste espetáculo quando observamos que muitos rios estão carregando o peso de muito lixo e muitos dejetos humanos que são lançados, apodrecendo e decompondo-se a céu aberto com todos os inconvenientes, inclusive o odor desagradável, o que atesta o baixo índice de civilidade. É lamentável que isso esteja acontecendo inclusive com os rios que cortam a cidade de São Paulo.

Ricardo Winicki, bicampeão de windsurfe disse que quando leva um estrangeiro para treinar na baía, fica envergonhado com o lixo que se prende na quilha e esgoto que se espalha no cenário como se fosse um vaso sanitário. (Em O Globo).

É ainda mais flagrante quando as galerias pluviais, não suportando o volume de água, estouram, lançando na via pública água imunda e fezes humanas. É uma coisa muito triste. Mas, na Avenida Beira Mar, na Bela Fortaleza, o que foi dado a observar nessas semanas de muita chuva, foi muito feio: toda a sujeira, todo o caos urbano bem à mostra dos moradores e turistas. Alguns restaurantes deixaram de receber clientes que fugiram assustados com a cena horripilante.

Cabe ao ser humano capacitar-se para contribuir conscientemente para embelezar continuamente seu lar, seu bairro, sua cidade, enfim, o mundo em que vive. A melhora do futuro é possível, a piora também, a escolha é nossa.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


JEAN MARCOS (jeangraal@gmail.com) comentou em 19/04/2009 - 13:04:49

MUITO BOM O SEU COMENTÁRIO ISMAEL, ESPERO QUE PESSOAS QUE MORAM NA BAIXADA SANTISTA ASSIM COMO EU, SE CONSCIENTIZEM QUE AS PRAIAS, OS RIOS NÃO NOS PERTENCEM E SIM QUE DEVEMOS ZELAR PELO DOM DA VIDA PELO QUAL NOS FOI LEGADO POR DEUS... E, SE DESTRUÍRMOS O PLANETA, NA VERDADE O HOMEM DESTRÓI A SI MESMO.

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.