RSS
 

ENSINO TÉCNICO

Benedicto Ismael C. Dutra
22/10/2014



A professora Isabel Said, dá esclarecimentos sobre a Expansão da Educação Profissional no Ceará: a educação retrocedeu com o Decreto n. 2.208/97 que separou a educação geral e profissional, diminuindo a oferta de cursos técnicos integrados nas escolas técnicas federais, consequentemente, acentuando um quadro de exclusão social e educacional, sobretudo, para jovens e adultos trabalhadores. Isso começou a mudar com o Decreto n. 5.154/04 que revogou o decreto anterior. Existe atualmente vários programas que buscam garantir o direito à escolarização de jovens e adultos, a exemplo do PRONATEC. Só no IFCE, Campus Maracanaú-CE, onde trabalho, constatamos que mais de 50% dos alunos concludentes conseguiram colocação no mercado de trabalho, além da ampliação da visão de mundo dessas pessoas, propiciada pelas atividades curriculares e extracurriculares da instituição. Isso é fato! E eu tenho orgulho de dizer que faço parte dessa história! Vamos em frente!

Infelizmente no Brasil o trabalho técnico não tem recebido o devido apreço. Em São Paulo ha uma carência de trabalhadores em algumas áreas como a construção civil, cujos trabalhadores que vão aposentando, não estão sendo repostos por falta de preparo e interesse das novas gerações, apesar do ganho ser superior ao de outros trabalhos com pouca qualificação.

A Educação deveria promover a busca do aprimoramento pessoal continuadamente para que os estudantes se tornem efetivamente seres humanos e aprendam a ter consideração humana pelo próximo, para buscar a continuada melhora nas condições gerais de vida. Tenho visto comentários de que a formação humana não é a responsabilidade principal da escola, mas das instituições da sociedade em que o jovem convive, entre elas a família, cada dia mais omissa nesse aspecto. Acho que exatamente por essa omissão a escola precisa ser mais efetiva nisso.

Quando os professores estiverem unidos na tarefa e orientar seus alunos na busca do saber do funcionamento eterno e imutável das leis naturais da Criação, observando-o atentamente, e tendo como alvo construir beneficamente, então a sociedade humana poderá alcançar aquele nível nobre e elevado que lhe está destinado desde sempre.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.