RSS
 

VENDAVAIS RENOVADORES

Benedicto Ismael C. Dutra
21/10/2009



Os cientistas atribuíram ao degelo no Ártico, a função do motor que está acelerando as alterações climáticas. O derretimento do gelo do Ártico se tornaria um motor de mudanças climáticas mais acentuadas, diz documento da WWF.
 
O relatório prevê que a perda acentuada do gelo com o aquecimento do Ártico influenciaria o clima além da região. O fenômeno mudaria a temperatura e os padrões de precipitação de chuvas na Europa e na América do Norte, afetando a agricultura, florestas e recursos hídricos. "Temos o pé afundado no acelerador e caminhamos para o abismo", declarou Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU na conferência sobre o clima reunida em Genebra.
 
O degelo decorre do aquecimento atribuído ao continuado e crescente volume de gás carbônico lançado na atmosfera pelas atividades desenvolvidas pelos humanos no planeta. A destruição da cobertura florestal do planeta, também exerce influência. O degelo esfria as correntes marítimas que remetem massas frias para os continentes, alterando a salinidade das águas. Quando não existem nuvens encobrindo o Sol seus raios aquecem tudo o que tocarem. Atualmente estamos sentindo essa caloria na pele de forma cada vez mais acentuada, como em nenhuma outra época.
 
“O Ártico ficará livre de gelo no verão dentro de aproximadamente 20 anos e que muita dessa redução acontecerá dentro de dez anos", avaliou o professor Peter Wadhams, que já visualiza o Pólo Norte como um mar aberto no futuro.
 
O Sol está aquecendo os oceanos. No Pacífico, acelera-se a evaporação. O aumento das chuvas está ligado ao aumento de nuvens no céu como uma forma de redistribuição das águas para o subsolo dos continentes. Tem chovido intensamente em varias partes do planeta. São chuvas pesadas decorrentes de formações de nuvens enormes. O grande volume de água despejado em pouco tempo está acarretando perturbação nas regiões onde a densidade populacional é elevada.
 
Massas de ar quente e seco e massas de ar muito frio, se alternam, fazendo a temperatura variar em grande amplitude em períodos muito curtos. De um dia para outro, vamos de calor abrasador para frio enregelante. Às vezes a alternância se dá no mesmo dia. Ventos fortes agitam as árvores e destelham casas, anunciando a chegada dos vendavais da renovação.
 
Enfim, são muitos os fatores agindo simultaneamente e que estão rompendo o maravilhoso equilíbrio natural que regula o clima, as chuvas, a purificação do ar, e o recebimento da poderosa energia solar, tudo isso em conjunto harmônico assegurando a vida e as condições de vida no planeta. Então poderíamos indagar se também não existiria algum outro motor externo acelerando as explosões solares que lançam calor aumentado, agravando os efeitos das ações inadequadas praticadas na Terra.
 
Vejamos alguns conceitos extraídos da Wickpedia. Diferente de um tornado ou ciclone, um vendaval pode ser relacionado ao encontro entre duas massas de ar que giram em sentido oposto, favorecendo o desenvolvimento de uma terceira massa de ar que se desloca como um lançamento de ambas. Um vendaval não se assemelha a um tornado, tempestade tropical ou mesmo a um redemoinho, porque a sua forma de passagem por uma região não é a de uma tormenta que atua com sentido de giro, mas sim de um deslocamento em uma direção definida pelas massas de ar que se encontram e favorecem a atividade do fenômeno.
 
Um tornado é um pequeno, porém intenso, redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho.
 
O vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando diretamente relacionadas à radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica.
 
Uma tempestade, tormenta ou temporal é um fenômeno atmosférico com duração típica de dezenas de minutos e marcado por ventos fortes, trovoadas, relâmpagos e raios. As tempestades estão em geral associadas às nuvens do tipo Cumulus nimbus.
 
Pressão atmosférica é a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, consequentemente a pressão também aumentará. A pressão atmosférica é medida por meio de um equipamento conhecido como barômetro.
 
Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação eletromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz visível na parte de frequência mais alta do espectro eletromagnético e o restante na do infravermelho próximo e como radiação ultravioleta. A radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018 kWh de energia, a qual, para além de suportar a vasta maioria das cadeias tróficas, sendo assim o verdadeiro sustentáculo da vida na Terra, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do planeta.
 
Ora, como se poderia imaginar que todo esse mecanismo possa ser obra do acaso. Na verdade se trata de um funcionamento harmônico e dinâmico que obedece a rigorosas leis naturais. Ao homem cabe o incessante estudo dessas leis, adaptando-se a elas para colher progresso real e felicidade, em harmonia com a natureza.

Veja vídeo a respeito.
 
 
Devido ao grande número de perguntas sobre esse assunto, entrei em contato com o especialista no assunto: Paulo Nobre, pós-doutor em meteorologia pela Columbia University, que gentilmente respondeu a algumas questões.

PERGUNTA: Seria possível a vida na Terra sem pressão atmosférica?
RESPOSTA: A pressão atmosférica é o resultado do peso da massa de ar de toda a atmosfera. Assim, a ausência de pressão atmosférica seria o resultado da ausência do ar, vital para a vida aeróbica. Sem o ar, existiriam somente bactérias anaeróbicas na Terra, que vivem e se multiplicam sem o ar.
 
PERGUNTA: Por que o ar não escapa da atmosfera?
RESPOSTA: O ar da atmosfera é mantido em torno da crosta terrestre pela atração gravitacional do planeta sobre o ar. A mesma força gravitacional que nos mantém, e a tudo o mais, presos ao chão.
 
PERGUNTA: Por que os jogadores de futebol tem dificuldade de atuar em regiões de grande altitude.
RESPOSTA: Em tais regiões o ar é mais rarefeito (a pressão atmosférica é menor), assim a oxigenação do sangue é dificultada. Tal oxigenação do sangue é necessária e mais demandada quando grande esforço físico é realizado, como no caso de uma partida de futebol.
 
PERGUNTA: Que efeitos a diferença de pressão provoca no nosso corpo?
RESPOSTA: Nosso corpo tem mecanismos elaborados para equilibrar a pressão interna do corpo com a pressão externa. Quando a pressão interna do corpo abaixa, nos sentimos cansados e os membros pesados e sonolentos.
 
PERGUNTA: Como se formam as frentes frias?
RESPOSTA: Frentes frias se formam pelo deslocamento de massas de ar polares (muito frias e secas) para latitudes temperadas e tropicais. Representam um mecanismo eficaz para resfriar as regiões equatoriais e tropicais da Terra, as quais recebem a maior quantidade de energia proveniente do sol.
 
PERGUNTA: A pressão atmosférica exerce ou não exerce influência na formação dos vendavais? 
RESPOSTA: Os vendavais são causados por variações da pressão atmosférica próximas ao solo e agem no sentido de eliminar tais variações de pressão. Assim, quanto maiores forem as variações de pressão, mais intensos serão os ventos resultantes.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


Silvânia B. P. Reguin (capinheiro19@ig.com.br) comentou em 14/07/2010 - 12:07:14

Professor, então a pressão atmosférica exerce influência na formação dos vendavais?

B. Dutra (bicdutra@library.com.br) comentou em 28/07/2010 - 18:07:12

Nesse intrincado de variáveis que interferem no clima a Silvânia fez uma boa pergunta. Quem se habilita a responder?

gabriela comentou em 17/08/2010 - 17:08:13

acho interessante ter websites que se interessem por esse tipo de assunto, sou estudante e vou adorar ter esse tema para meu trabalho, tenho certeza que vou tirar um 10

B. Dutra ( bicdutra@library.com.br) comentou em 18/08/2010 - 08:08:54

Prezada Gabriela,
Foi pensando em inúmeros estudantes dedicados como você, que surgiu a ideia do vidaeaprendizado.


juliana da silva sandos (juju100%matheus@mail.com) comentou em 26/08/2010 - 21:08:35

pergunta a pressãõ atmosferica exerce influéncia na formação dos vendavais

B. Dutra (bicdutra@library.com.br) comentou em 30/09/2010 - 17:09:03

Conforme pudemos apurar os vendavais são provocados pelo deslocamento violento de uma massa de ar. Por vezes são acompanhados de precipitações pluviométricas intensas e concentradas, que caracterizam as tempestades. Eles resultam do surgimento de fortes variações horizontais do campo de pressão atmosférica. A ciência já identificou processos que descrevem as relações entre pressão e ventos, sem contudo ter desvendado exatamente como a natureza atua no sistema de equilíbrio entre os campos de pressão atmosférica e ventos. Esperamos publicar brevemente artigo de um especialista sobre essa questão.

vitóriaaaa (vic__lindinha@hotmail.com) comentou em 14/10/2010 - 08:10:23

a pressão atmosférica exerce ou não exerce influencia na formação dos vendavais?????????

Marcela Cavallini Oliveira comentou em 26/10/2010 - 18:10:29

Eu acho que a gente deveria cuidar mais do planeta, do Meio Ambiente e do Ártico para não acontecer mais que o gelo derreta.

Bruninha F. de S. comentou em 15/11/2010 - 09:11:09

PERGUNTA Como se formam as frentes frias.BJS da ninha.

Bruninha (Brninha .HotMail.com.br) comentou em 15/11/2010 - 09:11:45

PERGUNTA Que efeitos a diferença de pressão provoca no nosso corpo.

Bruninha comentou em 15/11/2010 - 10:11:57

PERGUNTA Por que os jogadores de futebol tem dificuldade de atuar em regiões de grande altitude.

Bruninha comentou em 15/11/2010 - 10:11:59

pergunta POR QUE O AR NÃO ESCAPA DA ATMOSFERA.

Bruninha comentou em 15/11/2010 - 10:11:50

PERGUNTA Seria possivel a vida na Terra sem pressão atmosférica.

Paulo Nobre (nobrepaulo@gmail.com) comentou em 21/11/2010 - 19:11:25

Os vendavais são causados por variações da pressão atmosférica próximas ao solo e agem no sentido de eliminar tais variações de pressão. Assim, quanto maiores forem as variações de pressão, mais intensos serão os ventos resultantes.

Aisha Ramiro (aisharamiro@gemail.com) comentou em 22/11/2010 - 19:11:47

os vendavais são provocados pela pressão atmosferica.Quanto mais pressão tiver os vendavais vão ser cada vez mais fortes

isabella (isabelama2010@hotmail.com) comentou em 25/11/2010 - 10:11:05

nao podia ter um resumo de tudo isso

mariana comentou em 09/12/2010 - 10:12:31

a pressão atmosférica exerce influencia na formação dos vendavais?

lucas teodoro de souza (lucas.sabido@gmail.com) comentou em 27/05/2011 - 15:05:50

muito bom

lucas teodoro de souza (lucas.sabido@gmail.com) comentou em 27/05/2011 - 15:05:59

muito bom

Layran comentou em 27/05/2011 - 15:05:56

Os vendavais são causados por variações da pressão atmosférica próximas ao solo e agem no sentido de eliminar tais variações de pressão. Assim, quanto maiores forem as variações de pressão, mais intensos serão os ventos resultantes.


Gabriela Z. comentou em 13/06/2011 - 09:06:16

Achei o que eu queria !

heric (herich0012685@hotmail.com215.br) comentou em 10/08/2011 - 11:08:40

muito bom

Milena F.L (milenafirmiano@globo.com) comentou em 31/08/2011 - 17:08:09

eu entendi mais ou menos se exerce ou nao exerce nos vendavais a minha resposta é sim por que quanto mais a pressão mais intensos

julia (juju.julia@gmail.com) comentou em 01/09/2011 - 14:09:59

adorei tambem achei o que presisei

mariana (mahzinhapires@hotmail.com) comentou em 13/09/2011 - 09:09:03

eu achei a resposta que eu queria,a resposta dizia tudo o que eu precisava,minha pergunta foi:a pressão atmosférica exerce influencia na formação dos vendavais?

bratriz fernanda do sesi (rosangelareis2010/2live.com) comentou em 27/09/2011 - 19:09:39

Os vendavais são causados por variações da pressão atmosférica próximas ao solo e agem no sentido de eliminar tais variações de pressão. Assim, quanto maiores forem as variações de pressão, mais intensos serão os ventos resultantes.olha gente vamos cuidar mais do planeta se nao vamos morar em marte

Ana Julia (jugata@ Hotmail.com) comentou em 29/09/2011 - 20:09:19

adorei o site e os textos obtido nele!!!!!


isabella comentou em 17/10/2011 - 20:10:08

achei muito bom miha professora vai amar minhas respostas.alias eu estudo com uma profesora otima a helena no SESI

isabella elóes de paula (potira@hotmail.com) comentou em 18/10/2011 - 16:10:35

adorei o texto!100 por cento Isa!

estefani (estefani_loira@yahoo.com.br) comentou em 19/10/2011 - 15:10:33

como se formam as frentes frias???

aline (aline_@hotmail.com) comentou em 18/11/2011 - 16:11:02

muito legal

Beatriz (beatri.marie@hotmail.com) comentou em 28/11/2011 - 10:11:24

Adorei esse comentario sobre os vendavais ajudou muito no meu trabalho de escola valeu bjos.

beatriz (bibicireli2000@hotmail.com) comentou em 05/12/2011 - 17:12:52

a pressão atmosférica exerce influência na formação dos vendavais?

Thiago (tico_vid43@hotmail.com) comentou em 14/03/2012 - 18:03:24

Muito leegaal me interesei mtt maais poor issoo

bianca almeida colombo (biancacolombo24@hotmail.com) comentou em 06/05/2012 - 16:05:57

adorei esplica tudo bem serto que da para tirar todas a duvidas

Gabriel F. (gabrielfsva@hotmail.com) comentou em 29/05/2012 - 09:05:47

muito bom minha pergunta foi também foi esse:a pressão atmosférica influência na formação dos vendavais? muito bom aprendi muito

victor (victor_dutra2012@hotmail.com) comentou em 16/08/2012 - 20:08:23

muito obrigado era a minha lição de casa

Rayanne comentou em 11/09/2012 - 18:09:43

Obg ta td certo tirei 10 no trabalho e.e

nicolle (nicolle.2001@hotmail.com) comentou em 18/10/2012 - 07:10:04

parece que sim,ele é formada!

JESSICA comentou em 19/11/2012 - 14:11:24

VALEU FUI A MELHOR DA SALA COM A LIÇAO DE CASA

ruan comentou em 21/11/2012 - 18:11:48

legal esse texto me ajudou com minha lição
de casa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


vitoria machado comentou em 28/11/2012 - 15:11:01

Nossa!!!! Essas informaçoes me ajudaram muito consegui terminar minha lição de casa agora irei tirar um 10!!!!!
Muito Obrigada Vitoria Machado


amanda (amanda.thug@live.com) comentou em 19/06/2013 - 11:06:09

legal adorei esta otimo vey isso me ajudouu muitoo bj

Ana Carolina comentou em 25/06/2013 - 17:06:53

Eu amei as resposta pois eu peguei isso para uma lição de casa e tinha 3. Respostas de perguntas


Giovanna Crescencio comentou em 11/11/2013 - 11:11:47

Muito bom,me ajudou muito!

Phelipe (phelipegabriel_fp@hotmail.com) comentou em 18/11/2013 - 19:11:15

muito obrigado pela sua ajuda vou tirar uma nota boa
Valeu de coraçao mesmo


Phelipe (phelipegabriel_fp@hotmail.com) comentou em 18/11/2013 - 19:11:11

valeuuuuuuuuuuu eu tirei uma nota boa graças a voces
tudo de bom pra voces que esse sati ajuda ainda muitas pessoas


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.