RSS
 

Palavras e imagens

Benedicto Ismael C. Dutra
30/05/2016



 Numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos, o professor de literatura e escritor de sucesso, Jack Marcus (Clive Owen), inicia uma competição no ambiente escolar com Dina Delsanto (Juliette Binoche), pintora e professora de artes plásticas, para provar qual é o meio de comunicação mais eficiente: a palavra ou a imagem. As imagens falam por si. As palavras intuídas e bem ordenadas também formam imagens. A disputa entre os dois envolve todos os alunos da escola num embate inteligente e salutar. Essa é a trama do filme Palavras e Imagens, que retrata também as dificuldades enfrentadas por Dina, que sofre de artrite reumatoide, e Jack, cujo vício pelo álcool afeta seu desempenho profissional.

 Seria interessante que a competição escolar mostrada na ficção fosse replicada na vida real, especialmente nesta época de indolência em que os jovens sofrem muitas pressões, freando o entusiasmo típico da fase sonhadora da adolescência, acabando por buscar a falsa felicidade. Vida vazia que leva à fuga no alcoolismo. Sem desafios, sem objetivos as pessoas se entregam, prostrando-se inertes como mortos vivos, limitando-se unicamente a buscar respostas para as questões sem aprofundar suas reflexões. Faltam professores que provoquem os alunos exigindo maior esforço.

 A ausência da correta visão da vida acarreta incompreensões e sofrimentos. Ao entregar-se ao vício de beber, se não usar de enérgica reação, o ser humano vai descendo de degrau em degrau até o fundo da fossa, donde só com grande sofrimento e tenacidade poderá se libertar para reconstruir a vida entre pessoas amigas, com mutua consideração.

Os interessados podem assistir o filme em http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-palavras-e-imagens-dublado-online.html

 

 




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.