RSS
 

Educação, preparo para a vida


04/07/2016



Em 28/10/2015, o Rotary Club de São Paulo realizou sua 18ª reunião da gestão 2015-16 com uma palestra voltada à reflexão quanto à cidadania e à educação; recebeu como palestrante do dia o Compº do próprio Clube, Benedicto Ismael Camargo Dutra que falou sobre a educação no país como instrumento de transformação para as novas gerações.

 Temos testemunhado em nosso país um apagão mental e precisamos combatê-lo com uma boa educação, bom senso e a importância de pensar com clareza para vivermos melhor. Infelizmente, essa é a situação do mundo. O Brasil e o mundo precisam fortalecer o preparo das novas gerações para uma vida construtiva e benéfica; sem isso as coisas tendem ao declínio e à decadência. No ano de 1500 aqui chegou Pedro Álvares Cabral com sua turma e descobriram esse país maravilhoso, naquele momento chamado de Terra de Vera Cruz. Durante longo período o Brasil foi apenas uma colônia e as colônias estão a serviço de quem as conquistou e descobriu. Como toda riqueza produzida tinha que ser encaminhada para Portugal, isso foi causando certa revolta daqueles que aqui lapidavam e extraiam a riqueza e tinham que mandar grande parte para fora. Em 1808 aqui chegou a corte portuguesa com Dom João fugindo de Napoleão, fato importante para o Brasil porque ele trouxe ao país coisas novas que ainda não haviam nas colônias.

Essa grande trajetória trouxe desenvolvimento, apesar do nosso fracasso educacional e certo retrocesso que o país vem sendo submetido. Mas apesar de toda a ignorância e de todas as dificuldades, o Brasil ainda é um ótimo lugar para se viver, mas ainda é preciso muita luta e disposição para que não percamos essa qualidade; não queremos ser apenas o país do carnaval ou do futebol. Queremos ser um país que tenha educação, que tenha trato com o meio ambiente, enfim tudo que é necessário para que um país seja um verdadeiro país, no sentido mais amplo. Precisamos de líderes que pensem com clareza e sabedoria, no progresso deles sim, mas primordialmente no do país e da sua população. Para isso, precisamos oferecer às novas gerações o adequado preparo para que transforme o Brasil num maravilhoso e sonhado país de liberdade, com progresso espiritual, material, paz e alegria, esse é nosso sonho.

Quanto à educação e à alfabetização, precisamos sempre colocar as crianças em contato com os livros, elas precisam ser motivadas e envolvidas com a leitura. O educador deve estar atento às necessidades da criança, saber e entender como ela aprende. Para poder dar um impulso às crianças despertando-as, elas precisam ter um local que as estimulem na busca do saber, da criatividade, a serem independentes e tudo isso tendo em vista a vontade e o desejo de um futuro melhor. É preciso que elas adquiram a capacidade de interpretar textos, principalmente interpretar, compreender, criticar, dar significado enfim, produzir conhecimento e transmitir as suas ideias com clareza.

E nós precisamos estimular estes jovens para que sonhem com projetos enobrecedores, que busquem a melhora, que sejam investigativos, que pensem com clareza, que saibam fazer perguntas, que coloquem em ação as capacitações que dão ao ser humano a habilidade de observar e analisar os acontecimentos com lucidez para se conectar com o significado maior da vida, evoluir e ser feliz.

Todos nós pensamos eis aí o maravilhoso cérebro um órgão e não existe igual é espantoso tudo o que o cérebro pode realizar, infelizmente nem sempre utilizamos toda a capacidade que ele nos oferece. Os pensamentos das novas gerações precisam ser alimentados. Precisamos de bom senso, de simplicidade, naturalidade e clareza, dando importância à intuição para sermos flexíveis; essa prática minimizará o apagão mental.

Ouça o podcast: http://www.rotarysp.org.br/podcast

Comissão do Boletim Servir Colaboração Rotaract Clube de SP Espro / Publicado no Boletim Servir ANO 91 - São Paulo, 04 de novembro de 2015 - nº 4052

 




Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.