RSS
 

Negócio das Arábias

Benedicto Ismael C. Dutra
15/08/2016



 Tom Hanks, como Alan, um executivo falido, passa alguma inquietação no filme Negócio das Arábias, dirigido por Tom Tykwer. Alan quer vender seu produto, faz a demonstração, mas o rei fecha negócio com os chineses que oferecem preço menor. Um pouco desengonçado, o filme documenta o cenário da atualidade econômica e social. É como se mostrasse o fim de uma era de desequilíbrios, a desordem global e a falta de rumos da humanidade que se perdeu em trilhas erradas, perseguindo a felicidade falsa em vez de se alegrar com a tarefa de se tornar efetivamente humana.

A crise financeira levou tudo de Alan, a casa, o carro esportivo, a mulher descontente, só deixou as dívidas e as preocupações com o futuro da filha Kit, cujo custeio da faculdade também estava ameaçado, pois ele não queria que ela tivesse de trabalhar permanentemente como garçonete. 

De interessante podemos observar que a vida seria bem melhor se fosse vivida de forma mais simples e natural, se os seres humanos não tivessem seguido a rota do materialismo que vai levando tudo para a beira do abismo. Alan fugiu de Hanne, a dinamarquesa afoita, desejosa de uma transa casual, mas não resistiu aos encantos femininos da Dra. Zahra. Bom trabalho de Tom Tykwer, fugindo do padrão dos efeitos especiais para fazer uma reflexão sobre o nosso mundo.

Diante do cenário confuso do planeta com crise social, econômica e ambiental, dizem os entendidos que uma grande ruptura global não está distante, mas quando eclodirá ninguém sabe.
 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.