RSS
 

Eleições e melhorias

Benedicto Ismael C. Dutra
28/08/2016



 No século 21 vemos os efeitos das incoerências no preparo dos jovens. Eles deveriam compreender a vida, o próprio corpo e o funcionamento do cérebro. O viver se tornou materialista. A tecnologia da informação criou uma falsa ideia de urgência, induzindo os jovens a serem impacientes e a querer resultados imediatos com um click. Tudo na vida tem de receber um perseverante preparo. Afastados do eu interior, muitos jovens se sentem esvaziados de conteúdo, não sabem o que querem, de onde vieram, para onde vão. Seu cérebro é invadido pelas mensagens desagregadoras. Desiludidos com a vida, muitos caem  no medo e ódio, nas drogas e revolta, na rebeldia radical. Inconscientemente, sentem falta da consideração humana, uma atitude vinculada à humildade espiritual. Falta-lhes a compreensão do significado da vida. 
 
Na atual fase de materialismo exacerbado encontramos poucos líderes verdadeiros, empenhados na melhora. A humanidade foi jogada no poço da decadência e há pouco interesse em promover a elevação. Os palradores cativam a massa prometendo milagres irrealizáveis, pois a melhora depende do esforço sincero de cada um.
 
No Brasil, tudo tem sido mais difícil, pois só se pensa no curto prazo. Estamos em ano de eleições municipais. A figura de grande importância na administração pública é o prefeito, que deveria ser o administrador e o zelador da cidade. A maioria tem outros interesses e descuidam da população. O lixão a céu aberto é o grande resultado dessa incompetência e má fé. Faltou esforço para resolver esse problema tão grave quanto o do saneamento. Cidades sujas e sem esgoto, desumanizando a paisagem. Há os que pagam pelo voto e os que aceitam, porque não acreditam em mais nada. O ato de votar é extremamente relevante e importante, não é um ato ou manifestação qualquer, mas sim o exercício do direito de escolha, que não pode ser menosprezado.
 
Há muitas questões que permanecem descuidadas como a derrubada de florestas, a falta de tratamento do esgoto, a poluição dos rios que deságuam nos mares, a mineração. Falta vontade para resolver o problema do esgoto e saneamento, que vai se agravando dia a dia com o aumento de lixo e dejetos. É preciso  fazer um estudo, encontrar formas baratas e viáveis e exigir a implantação do saneamento. Preservar os mananciais. Outra coisa simples, programar o plantio de árvores nas áreas degradadas das cidades e do interior. Por que não se aproveitam esses terrenos para o plantio de hortas? Pequenas coisas que modificam a paisagem e a qualidade de vida.
 
Os homens estão surdos e cegos e não conseguem enxergar  quanto se rebaixaram e  quanto deveriam ter se elevado construindo de forma benéfica a paz e o progresso real com a força do espírito - do eu interior.
 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.