RSS
 

CLIMA: DE QUEM É A CULPA?

Benedicto Ismael C. Dutra
06/12/2009



As ações humanas contribuem para o aquecimento global? Estariam os cientistas fazendo algum um truque para esconder o suposto declínio das temperaturas?
 
Sem dúvida nenhuma, acreditar que as ações humanas não estejam contribuindo decisivamente para o aquecimento global e alterações climáticas, é querer tapar o sol com peneira.
 
As ações humanas acarretaram a destruição da cobertura florestal do planeta. As árvores podem e devem ser usadas pelos humanos, desde que não sejam destruídas as florestas que exercem múltiplas funções como filtro e sustentáculo da biodiversidade. O equilíbrio ambiental depende da reposição das florestas utilizadas. Os humanos sempre souberam as consequências da queima de combustíveis. Nos países menos desenvolvidos não houve até agora maiores preocupações com a qualidade dos combustíveis utilizados e seus teores de enxofre. Os rios e mares têm sido poluídos até a exaustão e o envenenamento das espécies aquáticas. Então, onde está a inocência?
 
No filme Presságios, interpretado por Nicolas Cage, a mais grave previsão se refere ao Sol cujos prognósticos apontam para uma catástrofe solar sem precedentes. Isto é, alem dos problemas existentes no Planeta Terra com o superaquecimento provocado pela queima de combustíveis, a irradiação solar estaria se modificando elevando as temperaturas ainda mais, o que se refletiria na aceleração do degelo e no aumento de formação de nuvens e consequentes tempestades. Então, com o aumento das nuvens, a irradiação solar passa a atingir a Terra de forma desigual, e quando não há nuvens, a temperatura sobe a níveis jamais vistos, mas por outro lado nas áreas encobertas por nuvens úmidas e frias, a irradiação solar fica contida provocando resfriamento e alterando profundamente o clima, ainda bem, pois sem a ocorrência de resfriamentos, o calor seria insuportável.  
 
Enfim, se tratam de conjecturas que não podem ser descartadas e que seria muito melhor estudá-las profundamente, ao invés de ficarmos gastando precioso tempo na busca de culpados.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.