RSS
 

Jack Reacher 2- sem retorno

Benedicto Ismael C. Dutra
07/12/2016



 No deserto atual de filmes com atratividade, Jack Reacher (Tom Cruise) figura como um personagem carismático que encarna os anseios das pessoas por justiça. No primeiro da série, O Último Tiro, baseado nas histórias dos livros escritos por Lee Child, foi divulgada a informação de que seria um único filme. Na oportunidade eu disse que uma continuação seria bem apreciada, pois o personagem agradava ao público por seu comportamento severo, intuitivo e proativo, além do enredo recheado de nuances de suspense. 
 
O apagão mental vai tomando conta das pessoas, mas Reacher se mostra atento, com boa conexão com o eu interior que o capacita a analisar intuitivamente a situação em que se encontra com clareza. Apesar da rudeza e reduzida sociabilidade, trata-se de um personagem humano, que ajuda as pessoas com boas recomendações, pois é profundo conhecedor da natureza humana e sabe do que o homem mal-intencionado é capaz. Assim, no primeiro filme, mesmo a contragosto, ele busca a verdade sobre os assassinatos atribuídos a um veterano atirador de elite do exército americano. Com muito desembaraço, sem se ater às filigranas burocráticas, vai tecendo a sequência lógica para elucidar as questões enigmáticas.
 
No segundo filme, Reacher agrada e prende a atenção, mas a história é mais fraca com poucos lances de suspense e reviravolta; mesmo assim, diferentemente da maioria dos filmes, apresenta algum conteúdo para reflexão sobre o mundo em que vivemos, em que dinheiro e poder se tornaram as motivações básicas, e as pessoas agem como se fossem donas do planeta. O ser humano criou leis e normas de vida com a sua vontade egocêntrica e restrita, desprezando as leis da Criação que regem a vida e que propiciam o progresso e o desenvolvimento de forma equilibrada, por representarem a Vontade do Criador. Dizem: seja feita a Vossa vontade, mas na prática desejam que seja feita apenas a própria vontade mesquinha, gerando tensões e conflitos.  



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.