RSS
 

O SEGREDO DE DARWIN

Benedicto Ismael C. Dutra
06/02/2010



A aventura de um grupo de jovens estudantes da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que acidentalmente se envolve na luta entre duas facções em busca de um misterioso documento, supostamente escrito pelo célebre naturalista Charles Darwin, é o tema do novo livro do escritor Benedicto Ismael Camargo Dutra, O Segredo de Darwin - a busca da evolução integral, lançado pela Editora LCTE.
 
No entanto, mais do que um simples romance, a recém-lançada obra, que mescla ficção e realidade, aborda questionamentos a respeito do sentido da vida e retoma o debate sobre questões que há séculos vem despertando a atenção das pessoas que não se contentam com as explicações pueris relacionadas à nossa origem, e às razões de nossa existência. O livro fala dos questionamentos sobre as dúvidas existenciais que levam o ser humano a buscar suas origens, descobrir os propósitos da vida, pensar em seus valores no presente, bem como nas possibilidades para mudar o seu futuro, afirma o autor.
 
Tendo como ponto de partida a teoria evolucionista de Charles Darwin, Dutra desenvolve uma trama que une a curiosidade e o empenho dos personagens, alguns conscientes da necessidade da cooperação entre intuição e razão, outros colocando o raciocínio em primeiro lugar, para convidar o leitor, especialmente as novas gerações, a questionar as teorias sobre a evolução humana e a refletir sobre a responsabilidade de cada um na busca pela evolução plena e por um futuro melhor.
 
Segundo Dutra, a perpetuação do homem e sua existência em um mundo não somente habitável, mas pleno e repleto de tudo o que foi criado naturalmente para seu bem-estar, dependem de seu reencontro com seus valores originais: a vida e o amor.
 
Num mundo onde as pessoas estão se perdendo pela falta de propósitos, estamos necessitando de uma profunda mudança. As pessoas estão ansiando por novo modo de vida menos desgastante, com mais alegria, que não destrua o meio ambiente e que propicie a evolução real. Além de obter a melhora das condições materiais, as novas gerações precisam querer ardentemente alcançar a melhora geral, como seres humanos de valor que buscam a evolução integral. Este livro convida a todos para o único empreendimento pelo qual realmente vale a pena viver: o encontro da felicidade do ser humano, afirma.
 
Disponível em:
 




Este artigo está associado a um arquivo de Mídia, veja no link abaixo!

  O Segredo de Darwin

Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


Isabel Said comentou em 07/02/2010 - 15:02:12

O "Segredo de Darwin" nos faz refletir sobre o sentido da vida, a origem do ser humano e a busca de novos caminhos diante de um mundo caótico e conturbado... Eu gostei e recomendo para os jovens porque o livro nos dá a esperança de que é possí­vel mudar o mundo se começarmos a mudar a nós mesmos. Para as escolas, traz perspectivas de que precisamos privilegiar ensinamentos de acordo com a realidade das pessoas.
Excelente! Parabéns!
Abraço,
Isabel - professora, mestre em Educação Brasileira pela
Universidade Federal do Ceará.


Neusa (nytana@uol.com.br) comentou em 23/03/2010 - 14:03:52

Oi Dutra, parabens! mais uma vez! sou sua fã.
O livro tem uma mensagem muito bem elaborada e mostra um cenário muito real dos dias de hoje, com relação aos comportamentos, e o que resultou nos humanos. Senti tambem, que ainda podemos ter esperança, se cada ser buscar mudar o rumo e direção da vida que estão vivendo, para atingir a verdadeira felicidade!
Vale a pena ler, é muito rápido e barato!


Neusa comentou em 23/03/2010 - 15:03:10

Oi Dutra, parabens! mais uma vez! sou sua fã.
O Livro tem uma mensagem muito bem elaborada e mostra um cenário muito real dos nossos dias, com relação aos comportamentos e o que resultou nos humanos. Senti tambem que ainda neste caos, podemos ter esperança, se cada ser pensar em agir na mudança do curso da nossa história humana, para atingir a verdadeira felicidade.
vale a pena ler! é rápido e barato!


Alan Barros comentou em 24/05/2013 - 10:05:46

Olá, Me chamo Alan e tenho 29 anos. Eu moro em Picuí, cidade do interior paraibano com pouco menos de 18 mil habitantes. Estou vos enviando essa mensagem muito interessado em temas sobre Espiritualidade, Religiosidade, e Filosofia principalmente. Por isso venho vos pedir a doação de obras de estudo doutrinário que não irá beneficiar somente a mim, mas também a tantas outras pessoas que eu conhecer que estejam dispostas a aprender a gostar de ler, não tenho computador para baixar tanto material que existe disponível na web. De posse de alguns materiais iria repassar pra bibliotecas da cidade e também emprestar a amigos e pessoas interessadas. Não tenho como comprar essas obras, e nem mesmo aqui tem livrarias, mas somente uma modesta banca de jornal que vende jornais, revistas de fofocas e almanaques. Então o que tiver mesmo pouco já é necessário, pois pretendo doar parte para Biblioteca Municipal de minha cidade. Óbvio que nem tudo convém para as pessoas lerem por não conhecerem esses assuntos. Vou deixar meu endereço se caso vocês quiserem, mesmo que não seja possível qualquer ajuda. Conheci seu site através do Google. Faço trabalhos de artesanato em geral, nasci em Picuí interior da Paraíba. Gosto de ler, de arte, música, filmes. Não faço parte de grupos de estudos nem mesmo por aqui existe qualquer um. E quanto a ler eu conheço pouca coisa, ando pesquisando mais esses assuntos para conhecer as correntes de pensamento que existe. Não cultivo nenhum vício como bebidas, fumo e drogas sejam elas lícitas ou ilícitas. Também não frequento ambientes caóticos como boates, bares e festas populares, pois em minha opinião pessoal acredito que esses locais possuem grande esfera de perturbação... Meu vício é ler e gostar de livros. Estou cursando Filosofia numa universidade pública e gostaria de acrescentar aos meus conhecimentos estudos mais profundos como os publicados em suas obras e certamente compartilhar isso com minha turma. Então é isso. Como moro assim tão longe das coisas, e subsídios para viajar e entrar em contato com esse conhecimento fica bastante difícil. Por isso meu interesse em ter obras pra leitura e estudo em casa. Em todo caso se isso não é possível não tem problema, fico grato pela sua ajuda e atenção.

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.