RSS
 

PURA INTUIÇÃO

Paula Lima
24/09/2010



O escritor Benedicto Dutra fala sobre os caminhos para encontrar a tal felicidade e não vai além do próprio ser humano. Acredite: está tudo dentro de você! – Revista Vida Leve - agosto/2010

Entre em contato com a natureza e escute a sua intuição. Esses são os conselhos do Homem Sábio, personagem criado pelo escritor Benedicto Dutra, economista paulistano, que publica em agosto seu quarto livro. “É algo mais amplo que autoajuda, mas é sim autoajuda porque todo mundo precisa dela”, diz ele no saguão do apartamento que mantém em Fortaleza, na Avenida Beira Mar. Benedicto conversou com a revista Vida Leve sobre os rumos que a vida pode e deveria ter. Nos livros Conversando com o Homem Sábio e Encontro com o Homem Sábio a ficção se mistura a boas lições de vida. Que significado devemos dar à vida, afinal? É a questão que permeia também outras duas publicações: O Segredo de Darwin, lançado este ano, e 2012... E Depois? Que será lançado em agosto na Bienal de São Paulo. O autor simplifica tudo e resume: “a felicidade você vai encontrar quando se situar na vida”.
 
Vida Leve – Como um economista resolve escrever autoajuda?
 
BD – Todos precisam de autoajuda. Isso é estar capacitado a cuidar da própria vida. Somos acostumados a acreditar que alguém é responsável por cuidar da gente, ou o governo, o chefe, o namorado, o marido, mas cada um é responsável por si.
 
VL – O senhor fala nos seus livros sobre dar as respostas aos jovens sobre a vida. O que o jovem precisa saber?
 
BD – Que ele é responsável pela vida dele. Que a maneira que ele se movimenta acaba atraindo os objetivos que ele quer estabelecer para si. Por exemplo, se eu quero saber inglês, tenho que ir à escola, estudar, ler e escrever. É preciso agir na direção do objetivo. É o famoso segredo, a lei da atração, que é lei da física, da natureza. Você sempre vai atrair pensamentos de igual espécie. Você pode não estar querendo nada, então você atrai nada. Se você fica pensando em besteira, atrai um ambiente da mesma espécie.
 
VL – Como saber estabelecer esses objetivos de forma segura?
 
BD – Através da intuição e do raciocínio. A intuição está dizendo a sua impressão. As pessoas estão acostumadas com a estagnação dela. Intuição não é pensamento, é uma imagem que surge na mente. É preciso encontrar o equilíbrio e ter a percepção das coisas. Se você pensa que deve estudar medicina, foi a sua intuição que lhe disse e o raciocínio vai ajudar a alcançar isso, como seguir essa direção e você vai fazer o que tem que fazer.
 
VL – Você fala em achar um significado para a vida. Que significado é esse?
 
BD – Você acha que você está aqui por puro acaso? Você nasceu em um planeta cheio de variáveis. Deve haver um sentido na vida que não seja o de ser consumidor, de ir pra balada ou ao estádio de futebol. Isso tudo faz parte, mas não é só isso. Não se pode deixar levar pelos abusos, você está aqui para evoluir, para embelezar a vida.
 
VL – Como escapar desse consumismo?
 
BD – Consumismo é sedução. Mas você não deveria encontrar sentido na vida nisso. Você querer uma coisa e outra é normal. Eu tenho notebook, gosto de carro automático, mas o consumo é uma coisa que deveria nos liberar para uma vida mais ampla.
 
VL – Qual a grande cilada de ser humano?
 
BD – Ele não ouve mais a intuição. O seu raciocínio fica influenciável pelos interesses envolvendo fatores como lucro. Tudo que está lhe convencendo são estímulos de fora de si mesmo. À medida que a pessoa se educa vai estabelecendo um contato maior com a intuição, mas nós vivemos um processo de deseducação. Acaba-se chegando ao desencantamento da vida.
 
VL – Como evitar o desencantamento?
 
BD – Você deve compreender a vida a partir da natureza. A maravilha que são os mecanismos da natureza, que possibilitam a vida.
 
VL – Qual o segredo para atingir a felicidade?
 
BD - A felicidade você vai alcançar quando se situar na vida e a leitura, nesse processo, é muito fantástica. Através dela você consegue atrair informações, não vai acreditar em tudo. Mas nos livros você encontra o grande elemento de pesquisa, ler faz você crescer. As respostas para a vida não estão em um único livro, mas você vai, a partir deles, seguindo a sua intuição. Você vai entender o valor de um livro na vida. Se aquilo contém sabedoria ou não.
 
“A felicidade você vai encontrar quando se situar na vida, entendendo o seu significado”. Benedicto
 
“Intuição não é pensamento, é uma imagem que surge na sua mente.” Benedicto



Paula Lima – Jornal O Povo – Fortaleza – CE – (85) 3255 6245 / 8744 5575
Comentários:


OEgtVIRUMn (admin@dsn.org.nz) comentou em 09/02/2012 - 21:02:32

Un mralvialoso ejemplo de fortaleza, solo puedo decirte: Gracias por compartir tu experiencia, sin duda enseñas un camino a seguir.

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.