RSS
 

Os sistemas de governo no mundo

Benedicto Ismael C. Dutra
19/12/2023



Como funcionam os sistemas eleitorais no Brasil, Argentina, Venezuela, EUA, Rússia e China, entre outros países? Os fios do destino, em conformidade com o atuar das leis da Criação, conduzem ao governo aqueles capacitados a desencadear os efeitos recíprocos que um povo merece, mas as aparências podem indicar algo diferente. Quem elegeu Maduro? Por que Biden superou Trump? Como Lula voltou ao planalto? E Milei, como tábua de salvação da Argentina? A população desses países, na maioria dos casos, decide quem dever ser aceito, mas será que não foram os fios do destino que guindaram a pessoa ao poder? 

O Ministro Chefe, filme produzido na Índia, mostra aspectos da luta política. O protagonista quer introduzir o direito de revogação do voto a ser exercido pelos eleitores quando o candidato eleito não corresponder aos padrões de honestidade e eficiência. Isso desagrada ao líder da oposição que convence seus pares que política não é uma questão de ética ou de servir ao país, mas é como um negócio para dar lucro. Se a pessoa não tem poder, vale pouco na política, em oposição ao Ministro Chefe, que quer estar ao lado do povo para construir e beneficiar. Algo difícil de acontecer no mundo real?

Vale considerar que a Terra foi formada por poderosas irradiações de energia, mas hoje há algo diferente no ar. Uma energia poderosa de origem e efeitos desconhecidos está irradiando sobre o planeta, que bem pode estar causando alterações gerais de forma acelerada. EUA e China representam duas visões do mundo em confronto. Os Estados Unidos conseguiram a proeza de criar a moeda mundial, agora em xeque. A China construiu a fábrica do mundo e quer mais. Em ambos tem faltado a busca do aprimoramento da espécie humana. Ao contrário do Ocidente, a China quer impedir que seus jovens percam tempo com distrações inúteis e filmes com modelos inadequados de comportamento. Qual será o futuro da humanidade?

No Brasil, a economia é frágil, pois a renda da maioria da população é baixa, e a maior circulação do dinheiro está nos produtos básicos, diferentemente dos EUA onde há mais velocidade e diversidade na circulação do dinheiro, como visto na Black Friday. Lá as pessoas podem se dedicar a um consumismo mais intenso do que no Brasil onde a renda tem sofrido perdas pesadas e a administração pública tem agido como predadora da arrecadação, ampliando o endividamento, contribuindo para rebaixamento das condições gerais de vida. Com vendas baixas, custo elevado e margens reduzidas fica difícil para muitos varejistas reduzirem o preço de venda.

Há muitas notícias contraditórias sobre juros, inflação, moedas, guerras e PIB. Há algo suspenso no ar. Sem saber o que fazer, a maioria fica ansiosa. O ano de 2023 está na reta final, começou com ares amenos, mas logo foram surgindo acontecimentos marcantes. Sem o devido respeito às leis da natureza está sendo cavado um grande abismo. O homem tem vivido divorciado da natureza; além de não a compreender, agiu de forma destrutiva e não se preparou para enfrentar os colapsos. Esse é o mundo criado pelos homens em sua ânsia por obter ganhos e poder.

A presença do ser humano na Terra é efêmera, as condições do corpo e da mente se alteram com o passar do tempo, mesmo assim raramente alguém busca se inteirar do real significado da vida e das leis que a regem. A prioridade dos sistemas de governo deve ser a construção de um futuro de progresso pacífico e evolução. Quando a humanidade se voltar para o aprimoramento da espécie haverá Paz e Progresso real. A paz entre os homens depende da boa vontade e do viver respeitando a lei máxima de não causar danos a outros seres humanos para satisfazer as próprias cobiças. Somos todos peregrinos em busca da Luz, algo esquecido nos milênios de vaidades.


 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.