RSS
 

ÁLCOOL X MENORES


11/08/2011



Dr. Jairo Bouer

Pesquisa liga filmes à ingestão de álcool

Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa para Terapia e Saúde, na Alemanha, concluiu que quanto mais os adolescentes são expostos a cenas de filmes em que há consumo de álcool, mais propensos eles estão a abusar da bebida. Os pesquisadores selecionaram 398 filmes americanos que foram exibidos na Alemanha e calcularam quanto tempo cada um deles trazia cenas com consumo de álcool.

Foram feitas listas aleatórias com 50 desses filmes. Os estudiosos apresentaram essas listas a 5581 estudantes de 27 escolas alemãs, que deveriam dizer se haviam visto os filmes.

Os resultados mostraram que em 88% dos filmes havia consumo de álcool. Entre os alunos, 36,6% relataram consumo de bebida sem que seus pais soubessem, sendo que 18,1% apresentavam um padrão de consumo abusivo. A exposição às cenas envolvendo bebidas e o padrão de consumo dos adolescentes foi diretamente proporcional. Quanto mais filmes com esse tipo de cena os adolescentes assistiam, mais eles tendiam a beber.

Relatório reforça ligação entre álcool e sexo desprotegido

Um estudo financiado pelo Ministério da Saúde da Grã-Bretanha reforçou o conceito de que adolescentes que abusam do álcool têm mais propensão a fazer sexo sem camisinha. Segundo o relatório elaborado pelo Grupo Independente de Consulta em Saúde Sexual e HIV, os jovens que bebem têm três vezes mais chances de transar sem proteção. O estudo afirma também que 11% dos jovens de 15 e 16 anos já transaram durante uma bebedeira e se arrependeram disso no dia seguinte.

O relatório também aponta que adolescentes com padrão de consumo abusivo de álcool têm mais parceiros sexuais e têm mais chances de adquirir uma DST. O texto aponta estratégias para o governo diminuir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis entre os adolescentes – nos últimos 12 anos, os casos de clamídia aumentaram 300%, de gonorreia subiram 200%, as infecções por HIV aumentaram 300% e de sífilis, 2000%. Entre as medidas sugeridas está justamente o maior controle de consumo de álcool por menores de idade.

Fonte: doutorjairo.com.br




Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.