RSS
 

O PODER DE ATRAÇÃO DAS PALAVRAS

Benedicto Ismael C. Dutra
03/12/2008



As palavras nos foram dadas como um valioso presente a ser usado na construção de um mundo cada vez melhor. Lamentavelmente, a palavra humana tem sido muito mal utilizada desde séculos através de falsas promessas, mentiras e infâmias. As palavras são como sementes, por isso devemos escolher atentamente cada palavra, empregando-a sempre com sinceridade e justiça para não atrairmos uma sementeira sufocante em nosso destino.

Com a nossa maneira superficial de examinar a vida, acabamos esquecendo que o modo como falamos atua fortemente no ambiente. A realidade que vivemos está intimamente ligada à qualidade das palavras que pronunciamos e da forma como falamos. Elas moldam os nossos destinos, pois manifestam o que há no íntimo, na sintonização do nosso querer, pois a boca fala daquilo que o coração está cheio. Saibamos disso ou não, as conseqüências do falar atuam automaticamente atraindo as formas da igual espécie.

A irresponsabilidade fez com que o falar leviano, insensato, irrefletido e falso aumentasse como doença contagiosa que hoje se espalha por todas as atividades humanas, carregando caos e desamparo, impedindo a felicidade; na vida nada acontece por acaso, há sempre uma razão, uma causa.

Na atualidade vivemos o terrível impacto da falta de educação e preparo para a vida. Grande parcela da população permanece inculta, incapaz de entender o que lê, incapaz de redigir um texto, falando pessimamente, sem uma firme diretriz e propósito de vida como manifestação da mente confusa e dos sentimentos contraditórios, mas isso não elimina o poder que o falar tem de formar, resultando no aumento das formas negativas. Devemos nos esforçar para empregar palavras positivas que cooperem construtivamente, aperfeiçoando sempre a expressão da linguagem e o nosso modo de falar.

Sabemos que a sintonização atrai a igual espécie, em seguida se formam os pensamentos, por fim, as palavras que proferimos retransmitem o que permanece em nosso íntimo. Os pensamentos positivos e benéficos, como fruto de uma sintonização boa, atraem qualidades nobres, como amor, lealdade, coragem, justiça. Essa é uma poderosa influência para a qual não temos dado a devida atenção, permitindo que se materializem muitas coisas feias que não deveriam existir.

As palavras não podem continuar sendo empregadas para confundir, enganar e trapacear, iludindo os incautos, gerando confusão e sofrimentos, ao contrário disso elas deverão produzir clareza e alegria, cooperando na benéfica construção de um mundo melhor.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.