RSS
 

COMO TRATAR A FLATULÊNCIA


23/09/2011



Expelir de meio a um litro e meio de gases por dia é a média considerada normal. Esse ar provém do que foi engolido e não eructado e, em pequena proporção, pela fermentação realizada pelas bactérias da flora do intestino grosso.

Eructação (ou arroto) representa o ar contido na porção final do intestino; enquanto a flatulência, voluntária ou não, consiste na liberação de gases intestinais. Quando a flatulência é excessiva compromete a qualidade de vida em função do mal estar, desconforto e, muitas vezes, devido ao constrangimento social.

O que incluir na dieta

Neste casos, a alimentação pode ser uma arma extremamente eficaz uma vez que um dos principais causadores de gases é a má digestão. Segundo a nutricionista Viviane Pereira, da rede Mundo Verde, quando os alimentos não são digeridos eles chegam inteiros ao intestino e são fermentados pelas bactérias intestinais.

Os gases podem ser formados por dietas muito restritivas, consumo excessivo de açúcares e em alguns casos, como reação ao consumo de produtos com glúten ou leite. Repolho, feijão, refrigerantes, frituras e condimentos em excesso podem também causar esse desconforto.

"Para evitar a flatulência, evite tomar líquidos durante as refeições, procure se alimentar em lugares tranquilos, várias vezes ao longo do dia em pequenas quantidades, mastigando bem os alimentos, para que o processo digestivo seja realizado facilmente", diz Viviane. A nutricionista sugere usar chá de hortelã antes das refeições para melhorar a digestão e reduzir a produção de gases.

A nutricionista recomenda ainda a adoção de um diário alimentar, pois facilita identificar quais alimentos e situações estão causando a produção excessiva dos gases. "Neste caso é possível eliminar da dieta os alimentos causadores do desconforto" afirma.

Também é indicado incluir na alimentação cereais integrais, frutas, legumes e verduras, que são fontes de fibras que associados ao consumo adequado de água auxiliam no funcionamento intestinal. Além da dieta balanceada, a nutricionista Viviane Pereira recomenda a ingestão diária de cápsulas de probióticos, que são bactérias benéficas ao bom funcionamento intestinal.

Fonte: Diário do Nordeste




Comentários:


silvio dias de oliveira (sdiasoliver69@yahoo.com.br) comentou em 25/09/2012 - 22:09:15

O que são capsulas de probióticos qual a funçao delas

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.