RSS
 

O QUE O ALUNO QUER APRENDER


21/11/2012



E.E. PROFESSORA GLORIA APARECIDA ROSA VIANA
Cidade Satelite Iris II – Campinas – SP
Classe: Primeiro terno do ensino médio corresponde ao 1º do ensino médio. Antigo 1º colegial realizado em seis meses. Período: Noturno. Este curso é ministrado para adultos que desejam dar continuidade aos estudos interrompidos.

PROJETO O QUE O ALUNO QUER APRENDER
Prof. EDSON DA CRUZ MARIA
São propostas questões, e após os debates os alunos dão a sua resposta.

Tema: Como educar a criança?
Respostas dadas pelos alunos:

01. Resposta da aluna Elionede Maura dos Santos, idade: 37.
“A criança hoje está muito mais difícil educá-la, pois muitas vezes a nossa autoridade de país vem sendo tirada através dessas novas leis. Não sou a favor de bater mais às vezes uma boa palmada ajuda. Os meus filhos graças a Deus, são dois adolescentes com consciência do que é certo ou errado, pois desde sedo lhes ensinei a respeito às pessoas. Os país devem determinar a algumas regras para os filhos”.

02. Resposta da aluna Hebe Geovanini da Silva, idade; 19.
“Bom, cada criança precisa de liberdade, mas também de responsabilidade, porque não adianta ter a liberdade se não souber usá-la”. Mas as crianças e os adolescentes de hoje, não sabe usar sua liberdade e responsabilidade. Aposto que a lei, também não esta ajudando, porque os pais não podem mesmo bater, educa-la de verdade, pois bater às vezes não ajuda, mas entre outras coisas sim. As crianças sabendo dessa lei já não respeitam mais os pais, e isso acaba deixando eles mais descontrolados. Na minha opinião os pais deveriam tentar mudar esta lei porque não é justo, nem com os pais e nem com as crianças”.

03. Resposta do aluno Juscelio F. Silva, idade: 36.
“Seguindo esta linha de pensamento que estaria em um novo tempo onde os valores e princípios base para criar, ensinar e educar e formar cidadão pronto para respeitar, obedecer, limites, leis, regras, que faz parte da formação do caráter de cada pessoa para viver em família e sociedade”. Estamos em um novo tempo sim mais é preciso que tenhamos o cuidado de confundir liberdade com libertinagem viver com liberdade. Bem precisamos educa-las a viver com respeito pelos valores de toda sociedade.

Esta ideia que os educadores são os principais responsáveis na educação das crianças não pode ser verdade. Acredito que educação é de responsabilidade de todos em especial dos pais fazendo os filhos conhecer limites, valores, direitos e deveres com seus próximos ou semelhantes ou pais, pátria ou comunidade que vivem.

Professores e educadores e mestres estão sobrecarregados tendo que fazer o seu trabalho e também o trabalho dos pais a referencia das crianças e dos pais. “É indispensável que voltemos a considerar e reavaliar os nossos valores e princípios para que possamos formar pessoas mais justas e mais humanas”.

4. Resposta do aluno Paulo Sergio, idade: 22.
“Como educar uma criança dando toda a sua liberdade de vida”. Não mal tratá-lo deixando-a brincar, em fim não bater quando não tem necessidade e conversar com ela. Explicar sobre o dia a dia que nos vivemos. As crianças não têm respeito porque os pais não conversam ou nem ligam para elas. Por isto na escola fica difícil para os professores.

Porque criança é criança se você falar com ela, mas ela continuar fazendo aquilo. Mas o principal de tudo é conversar com ela.

Na maioria das vezes as crianças na escola aprendem a respeitar mais do que em casa. Porque o professor conversa e os pais não. Às vezes as crianças entendem mais e outras vezes não. “Alguma criança são mais compreensivas que outras”.

5. Resposta da aluna Rosana Santos, idade: 34.
“Hoje em dia muito se discute sobre a educação de filhos, afinal será que a culpa esta nos país? Nos educadores? Ou no mundo moderno? Eu como mãe procuro me doar para educar meus filhos da melhor forma possível, mas isso não depende só de mim, os meus filhos não convivem só comigo, eles não aprendem só comigo existem vários fatores e aspectos que interferem na vida deles. Por exemplo: a televisão, segundo os psicólogos que estudam o comportamento das pessoas a televisão tem interferido de uma forma muito negativa na educação das crianças.

Acredito que tanto pais como educadores se preocupam e querem o melhor para todos. Mas sinceramente parece que na cabeça das crianças e dos jovens de hoje é tão difícil entender! “A gente pensa que está agindo certo, fazendo certo e somos interpretadas de forma errada”.

6. Resposta do aluno Gilson Luiz Viana, idade: 19.
“Um fator que é bom ressaltar é que muitas crianças de hoje são criadas apenas pelos pais ou na maioria dos casos pelas mães que muitas vezes tem a necessidade de trabalhar e acaba deixando essas crianças com vizinhos despreparados ou até mesmo em escolas que dispõe de poucos educadores para muitas crianças. Ou crianças que são educadas por pais inexperientes que são pais de primeira viagem e por conta disso acabam por muitas vezes pecando em vários pontos e acaba com essas crianças mal educadas de hoje em dia”.





Este artigo está associado a um arquivo de Mídia, veja no link abaixo!

  O QUE O ALUNO QUER APRENDER

Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.