No Brasil os estudantes são levados a se tornarem hábeis para decorar a matéria, porém não são estimulados a adquirir um raciocínio lúcido voltado para a aplicação do aprendido na solução dos problemas da vida real.
Temos que a prender a nos situarmos diante dos problemas que surgem a todos os momentos livrando-se da inércia e do comodismo buscando soluções com clareza e objetividade, sem ficar derrotado sem ação.
A educação precisa ser vista como prioridade e para tanto é necessário oferecer aos professores as condições de reconhecimento e consideração pelo seu trabalho. O conhecimento é o grande trunfo para enfrentar os problemas que se avolumam criando dificuldades para a sobrevivência humana. Por isso todo o conhecimento deve ser preservado e transmitido para que a vida possa se desenrolar num ritmo mais sadio, consentâneo com as leis naturais da vida.
Desde longa data o ensino tem sido relegado a plano secundário, manipulado, dificultado o acesso. Se quisermos ser bem sucedidos como seres humanos é indispensável que o conhecimento seja transmitido de formas que os estudantes aprendam a aplica-los na vida, mantendo clareza mental. A mente não pode ser considerada apenas um grande arquivo de informações. O conhecimento precisa ser aplicado na vida, em vivências para que se fortaleça com a intuição.