RSS
 

COMO AS EMOÇÕES RUINS PODEM OCASIONAR DOENÇAS?

Ysao Yamamura
13/02/2009



Como as emoções ruins podem ocasionar doenças?
 
Toda vez que uma pessoa presencia ou toma conhecimento de um fato qualquer, sua mente gera uma emoção de alta ou baixa intensidade e dá a ela um sentido. Assim, por exemplo, quando alguém recebe uma boa ação por parte de outrem, sente contentamento; ato contínuo, sua mente dá ao contentamento um sentido de “Vou telefonar agradecendo” ou “Vou mandar um presente como agra­decimento”. Se, ao contrário, uma pessoa provocar raiva (emoção) em outra, a mente desta poderá dar à raiva o sentido de “Quero xingar”, “Quero bater”, “Quero gritar”, “Quero chamar a razão” ou sentimentos ainda mais agressivos, como “Quero aleijar” ou “Quero matar”.
No entanto, devido aos processos de educação e as normas adquiridas, a mente racional ou consciente não permite a uma pes­soa fazer tudo o que tem vontade de fazer. A mente de uma pessoa não pode dar sempre à emoção o sentido que gostaria.
 
Quando as emoções são ruins – como medo, raiva, mágoa, ressentimento, preocupações excessivas, ódio, etc. –, elas podem também determinar consequências ruins para a saúde. É o que acontece, por exemplo, quando o sentido dado é um dos seguintes exemplos: “Estou carregando um fardo muito grande” (afeta o pescoço); “Tenho que aguentar essa situação” (afeta a coluna vertebral); “Quero mudar e não posso” ou “Não quero mudar e tenho que mudar” (afeta a locomoção e os membros inferiores); “Quero fazer e não consigo” ou “Não quero fazer e tenho que fazer”, (afeta o mem­bro superior: ombro, braço, cotovelo, punho e mãos); “Quero resol­ver e não consigo” (causa cefaléia e enxaqueca); “Quero gritar e não posso” (causa afecção da garganta, como amidalite, hipertireoidismo); “Não aguento mais”, “Não vale a pena viver” ou “Prefiro morrer” (causam doenças mais graves, geralmente dos órgãos internos, que levam à morte).
 
Como resolver emoções ruins?
 
As emoções ruins, causadoras de doenças, podem ser resolvi­das mediante a aplicação da técnica de Mobilização do Qi Mental. Essa técnica, que utiliza o recurso do relaxamento, visa dar um novo significado ou uma nova opção, no presente, às emoções eclodidas no passado. Esse redirecionamento age no sentido de criar um pro­cesso de cura ou de interrupção dos males causados pelas emo­ções ruins.
 
Por que a depressão está relacionada com a maioria das doenças graves?
Em tempo linear, têm-se três momentos na vida: o passado, o presente e o futuro. As memórias do passado são o impulso (ou o freio) do presente em direção ao futuro. Um indivíduo que apresenta um passado bom (não teve rejeição, seus fracassos foram transfor­mados em sucesso, foi um realizador, etc.) faz com que o presente flua com naturalidade para o futuro.
O estado depressivo, entretanto, está intimamente Iigado às emoções ruins do passado. Quando um indivíduo apresenta um pas­sado ruim (sofreu rejeição ou fracasso, teve que aguentar situações das quais não podia sair, etc.), este fato faz com que o presente repita o passado (“Sou fracassado”, “Não adianta me esforçar”, etc.). Daí advém cansaço, desânimo, falta de auto-estima e sensação de inu­tilidade, que podem desencadear quadros depressivos, os quais, por sua vez, levam a doenças mais graves (Figura 8.1). Quando isto ocorre, o futuro, que é o ser, ter, fazer, torna-se nublado, sem objeti­vo.
O tratamento da depressão mediante relaxamento e uso da téc­nica de Mobilização do Qi Mental visa transformar o passado ruim em algo bom. Visa dar a ele um novo significado, fazer ressurgir os bons momentos que ficaram sepultados no fundo da mente e tam­bém direcionar ou criar objetivos para o futuro (ser, ter, fazer).
 
Bibliografia: Entendendo Medicina Chinesa Acupuntura – Ysao Yamamura – Editora Center AO – páginas 239 a 241.



Ysao Yamamura é médico, professor na Unifesp e coordenador do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa - http://www.center-ao.com.br/
Comentários:


Fernanda (nandavbcr@yahoo.com.br) comentou em 18/01/2010 - 18:01:09

oiiiiii
adorei a reportagem!
parabéns!


Carla Valeria Dias dos Santos comentou em 22/04/2013 - 19:04:31

Muito esclarecedor essa visão do passado, futuro e presente na nossa vida e como no corpo sente as as emoções não virtuosas, manifestando doenças e dor.

christine fontana (chrysty622@yahoo.com.br) comentou em 18/12/2014 - 03:12:33

Isto foi escrito para mim, exatamente neste momento que li.
Por favor, como posso aprender esta tecnica e tentar trazer de volta a minha vida
obrigado por me responder
christine


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.